sábado, 27 de agosto de 2011

A Estranheza Do 'Já Visto' ...

Excluindo-se alguns arroubos ou precipitações de julgamento, certos casos de amor ou antipatia à primeira vista podem ter correlação com o fenómeno do déjà-vu.
Seja qual for o caso, déjà vu não é apenas um facto estranho que ocorre em muitos de nós. 


Será um curto-circuito no cérebro? Ou uma memória  distante que escorregar para o presente? Ou talvez as duas coisas, ou algo mais ?
Uma melhor compreensão de déjà vu certamente levará a um melhor entendimento do  funcionamento do nosso cérebro .
Então, o que é déjá vu ?
"É o sentimento que você já fez ou já viu exactamente a mesma coisa antes - foi a este lugar, já conhecia esta pessoa ou realizou essa actividade em particular - no entanto, sabe que isso não aconteceu", diz  Anne Colorado State University, M. Cleary, especialista no déjá vu "Nem todos experimentaram já esta sensação, mas a maioria das pessoas sim."


Nos jovens, a partir da adolescência e até cerca dos 20 anos , esta experiência ocorre com mais frequência, diz Akira O'Connor, que estuda déjà-vu na Universidade de St. Andrews, Escócia.Também quando as pessoas se encontram mais cansadas experimentam esta experiência com mais frequência, assim como os que viajam muito. As pessoas mais velhas são menos propensas ao dèjá vu . (MSM)


Cleary afirma que algumas causas possíveis desta estranha sensação pode estar relacionada com a forma como o cérebro precessiona o mundo que nos rodeia, breves disfunções neurológicas ou muitas outras situações. " Os investigadores ainda estão a estudar a causa da desconexão entre o sentimento de que algo nos é familiar e saber que esse algo não pode ser familiar".


Então, já sentiu um dájà vu ?Qual a sua sensação? Muitos referem a impressão de parecer uma lembrança de uma vida passada ...

Sem comentários: