domingo, 16 de outubro de 2011

Indignados

Sim, parece haver uma dinâmica juvenil.

Isso tem que ver com o que o teólogo Brueggemann articulou sobre a ideia de visão profética que é: acontece na intersecção entre criticismo e esperança. É o reconhecimento do sofrimento, dor e injustiça no mundo, mas também a capacidade de agarrar as possibilidades e fontes de esperança. Os jovens chegam à idade adulta com um olhar crítico sobre o mundo e quase por necessidade com corações cheios de esperança. Uma sociedade que tira a esperança a um jovem é criminosa. Como é que se constrói um futuro sem esperança? (Marshall Ganz, por JGH, Público)

Pois, indignação é indignação, mas a essência por trás desta indignação difere nos vários cantos do mundo.
Alguns nunca conheceram a liberdade e a democracia, outros conheceram uma forma de estar na vida protectora e muitas vezes permissiva e, claro, apercebem-se que estão, estamos todos a cada dia que passa numa perda vertiginosa, nada será como antes. Outros ainda começam a sentir que a vida de outros jovens é um mar de rosas comparada com a de que têm - trabalhar muitas horas seguidas em péssimas condições, mal alimentados e por vezes violentados. E, que dizer dos que vivem num mundo em que a única preocupação é a sobrevivência, porque não têm nada, nem sequer comida ou água .
Sim, por razões diversas os jovens estão a viver momentos em que a cada dia perdem mais um pouco da esperança que ainda lhes podia restar, sim, porque afinal tudo está na mãos do srs. do mundo.

Sem comentários: