quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Acordo Tirado A Ferros

A Europa acabou por tirar a ferros o novo plano para a Grécia.
As bolsas reagiram com euforia ao acordo..
Foram precisas dez horas de reunião para os chefes de Estado e Governo dos 17 países da Zona Euro chegaram a acordo. Para já a banca internacional irá permitir reduzir a dívida da Grécia em 100 mil milhões de euros, cerca de metade do total, enquanto o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira é reforçado até ao montante de um bilião de euros. Já os bancos vão ter de reforçar capitais próprios para 9 por cento e vão ter de utilizar capitais privados, antes de outras opções

E o Que diz o chefe de Governo Português ?
Disse sair de Bruxelas com a expectativa de que a solução encontrada para a Grécia prevenirá um eventual efeito de contágio que poderia forçar Portugal a necessitar de um novo programa de ajuda.


"Portugal vai cumprir a meta dos 5,9% [de défice]. Isso é inequívoco, não há qualquer dúvida a esse respeito", disse Pedro Passos Coelho em Bruxelas, no final da cimeira da Zona Euro.
"Já sabemos que o facto de fecharmos este ano o objectivo do défice com medidas de carácter extraordinário não nos dispensa, antes pelo contrário, obriga-nos, a ir mais longe nas medidas que estariam inicialmente previstas para podermos atingir o mesmo objectivo", reiterou o chefe do Governo.

Passos Coelho sublinhou ainda que notícias sobre "advertências" quer à Irlanda quer a Portugal e que seriam necessárias mais medidas "não têm qualquer fundamento".
O primeiro-ministro acrescentou que o montante necessário para a recapitalização dos bancos portugueses ainda está por apurar com exactidão mas "seguramente" estará "perfeitamente dentro" dos 12 mil milhões de euros disponíveis no programa de assistência.

Fonte: Económico

Sem comentários: