sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Curiosidades . . .

... Tal como os humanos, as vespas reconhecem as caras

Para o ser humano é difícil distinguir o rosto de um peixe colorido de outro, ou dois esquilos diferente ou vespas distintas. Diferente é o reconhecimento facial entre seres humanos e o homem não é o único ser vivo capaz de diferenciar uma cara de outra, mas, é uma também uma especialização presente nos primatas e nalguns mamíferos. Existe algo nos rostos que o cérebro é capaz de reconhecer e recordar em detalhe


Cada uma das linhas de fotografias que acompanham este texto é composta por imagens de vespas individuais diferentes. E mesmo com este primeiro plano é complicado diferenciar um indivíduo do outro. No entanto, é fácil distinguir um rosto humano de outro. Nós fazemos o tempo todo sem sequer pensarmos nisso, mas é preciso um talento especial para isso, que o humano tem.

Os investigadores do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Michigan (EUA), Michael Sheehan e Elizabeth Tibbetts, apresentaram a hipótese de que as vespas de papel ('Polistes fuscatus', uma espécie comum na América do Norte) são capazes de aprender a identificar as imagens dos rostos mais rápido e com mais precisão do que outras imagens. "Demonstrámos que a evolução do reconhecimento facial das vespas está associado com habilidades específicas de aprendizagem de diferenciação facial”

A chave parece ser que, como o ser humano, as vespas de papel são muito sociais. Segundo os investigadores, identificarem-se entre si pelas suas caras, tem provavelmente benefícios para as colónias onde vivem.
Fonte: http://www.elmundo.es, via Naturlink

Sem comentários: