domingo, 12 de fevereiro de 2012

Perigosa Escalada ?

As chancelarias do mundo observam minuto a minuto uma perigosa escalada que pode desembocar num grande conflito regional. Estariam implicados não só Israel, Estados Unidos e Irão, mas também três outras potências do Oriente Médio: Turquia, cujas ambições na região voltam a ser consideráveis, Arábia Saudita, que sonha há décadas com a destruição de seu grande rival islâmico xiita; e o Iraque, que poderia dividir-se em duas partes: uma xiita pró-iraniana, e outra sunita pró-ocidental.

Ainda assim, um bombardeio das áreas nucleares iranianas causará uma nuvem radioativa nefasta para a saúde de todas as populações da zona (incluindo os milhares de militares estadunidenses e os habitantes de Israel). Tudo isso nos leva a pensar que se os belicistas estão subindo o tom de voz, o tempo da diplomacia ainda não terminou.


Será que 2012 é o ano que o mundo acaba? É o que prediz uma lenda maia que põe até a data do apocalipse: 12 de dezembro de 2012.
Em todo o caso, há muitos riscos esse ano em um contexto europeu de recessão económica e de grave crise financeira e social. 2012 também será ano de eleições decisivas nos Estados Unidos, Rússia, França, México e Venezuela. Mas ... (continuar a ler)

Sem comentários: