quinta-feira, 16 de agosto de 2012

No Bom Caminho Mas...

A bandeira  irá começar a desenrolar? 
"As reformas orçamentais em Portugal estão a aumentar a confiança dos investidores na dívida do país para o nível mais elevado em mais de um ano, mesmo com a economia em esforço por causa da austeridade".

Assim arranca um texto da agência Bloomberg que expõe o alívio da pressão sobre a dívida portuguesa em 2012. A descida do preço dos ‘credit default swaps' sobre obrigações portuguesas a 5 anos de 1515 pontos em Janeiro para os actuais 725 pontos base, a diminuição do valor aplicado nestes seguros contra o incumprimento para mínimos de pelo menos 2009, o travão de 73 para 46% da probabilidade implícita de Portugal entrar em bancarrota, e a trajectória descendente da ‘yield' a 10 anos do recorde de 18,29% para o valor actual de 9,88%, são alguns dos indicadores financeiros citados pela agência. (ler artigo completo)

MAS...
Christian Schulz, do Berenberg, que também cita a estabilidade política como uma das vantagens da situação portuguesa, alerta contudo que "enquanto Espanha estiver em crise será difícil para Portugal regressar aos mercados", que é "o verdadeiro teste" do resgate em curso.

AGUARDEMOS. AFINAL, SÓ PASSOU UM ANO APÓS MUITOS DE GASTOS AO DESBARATO. DIFÍCIL SERÁ SE PRECISARMOS DE ESCOLHER MUITO MAIS SEM ROMPER.

Sem comentários: