quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Incerteza Marca O Futuro ...

Os efeitos do fim da era do Estado que está ali para nos ajudar quando estamos desempregados, doentes ou quando já não podemos trabalhar é especialmente violento para a classe média. Foram elas que financiaram o Estado Social, é para elas que o Estado Social não vai existir. Um retrocesso em relação àquilo que viram os seus pais ou avós terem: reformas e apoios na saúde que lhes permitiram (e permitem) ter uma vida digna e sem problemas de maior.

Para todos nós que corremos o sério risco de não ter reforma nem um serviço de saúde praticamente gratuito pouco mais resta do que ir poupando para a reforma e para as despesas de saúde. Deprimente?

A mudança que os países ocidentais enfrentam tem, no caso português, a agravante de uma dívida acumulada para financiar despesas e investimentos que não trouxeram a prometida prosperidade. Nem as estradas, nem os projectos em energias renováveis, nem ainda as mil e uma infra-estruturas culturais e desportivas construídas pelo país fora durante a última década aumentaram a capacidade produtiva do país que se traduziria em mais rendimento.

Conscientes dos actuais tempos difíceis que não parecem ter um fim à vista, os portugueses têm aumentado a sua poupança não apenas para pagarem as suas dívidas, mas também pela incerteza que hoje marca o futuro.

Helena Garrido,JNegócios

Sem comentários: