quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Prudência Redobrada Para As Condições Da Ajuda


A próxima cimeira europeia está, diga-se, a ser fortemente condicionada por uma Alemanha que subitamente mudou de estratégia e entrou numa fase de tolerância aparente com os moribundos periféricos, a começar, naturalmente, pelos gregos.

A cair. Alguém a querer aproveitar-se da queda?
A nova posição de Berlim já admite mais tempo, mais dinheiro, mais apoio, verificada que foi a impossibilidade concreta de os países à deriva fazerem sequer face aos seus encargos da dívida, quanto mais à sua própria economia-

Wolfgang Shäuble, fez saber que agora se pretendem coisas mais concretas e palpáveis em termos de poder, como a criação de um lugar de supercomissário com verdadeiro poder de veto sobre os orçamentos nacionais que não cumpram as normas impostas.

De forma totalmente esdrúxula, o ministro vai mais longe e fala mesmo na criação de uma espécie de subparlamento europeu só para países do euro, no qual realmente se concentraria boa parte do poder legislativo.

A forma como as coisas estão a ser postas no terreno pela Alemanha implica uma prudência redobrada face ao perigo de perda de soberania. Já Churchill dizia que a Alemanha ora está prostrada aos pés de alguém, ora está a apertar-lhe o pescoço.

Fonte; Eduardo Oliveira Silva, Ji

Sem comentários: