quarta-feira, 30 de maio de 2018

Foi Descoberto O Elo Entre Meditação E Respiração Que Controla A Mente

Noradrenalina e concentração

Iogues e budistas ensinam há milênios que a meditação e práticas focadas na respiração, como o pranayama, fortalecem a nossa capacidade de nos concentrarmos nas tarefas.
Investicadores do Trinity College de Dublin (Irlanda) descobriram agora uma ligação neurofisiológica entre a respiração e atenção que pode ser uma das responsáveis por esses efeitos.
A respiração - um elemento-chave das práticas de meditação e de mente alerta - afeta diretamente os níveis de ummensageiro químico natural do cérebro chamado
noradrenalina. 

Esse mensageiro químico é liberado quando somos desafiados, quando ficamos curiosos, focados ou somos emocionalmente estimulados. Quando produzido nos níveis adequados, ele ajuda o cérebro a desenvolver novas conexões, funcionando como uma espécie de "fertilizante cerebral".
Em outras palavras, a maneira como respiramos afeta diretamente a química dos nossos cérebros de uma maneira que pode melhorar nossa atenção e melhorar nossa saúde cerebral.

Respiração e concentração

Quando estamos stressados produzimos noradrenalina demais e não conseguimos nos concentrar. Quando nos sentimos sem energia, produzimos muito pouco e de novo não há foco. Há um ponto ideal de noradrenalina no qual nossas emoções, pensamentos e memória são muito mais claros," detalhou o professor Michael Melnychuk, coordenador da pesquisa."Os praticantes de ioga afirmam há cerca de 2.500 anos que a respiração influencia a mente.

No estudo, procuramos um elo neurofisiológico que pudesse ajudar a explicar essas afirmações medindo a respiração, o tempo de reação e a atividade cerebral em uma pequena área do tronco cerebral, o cerúleo (locus coeruleus), onde a noradrenalina é produzida.

A meditação focada na respiração e as práticas de respiração iogue têm inúmeros benefícios cognitivos conhecidos, incluindo maior capacidade de concentração, diminuição das divagações mentais, melhor nível de alerta, mais emoções positivas, menor reatividade emocional, e muitos outros. 

Os cientistas, no entanto, ainda lutam para encontrar conexões neurofisiológicas entre a respiração e a cognição para explicar os benefícios registados nas experiências.

Fonte: DS

Sem comentários: