quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Microaparelho Promete Imunotrapia Sem Efeitos Colaterais

Aplicador de imunoterapia
[Imagem: Houston Methodist]

Este microaparelho promete aplicar tratamentos de imunoterapia diretamente onde ele é necessário.
Desenvolvido pela equipe do professor Alessandro Grattoni, do Instituto de Pesquisa Metodista de Houston (EUA), o minúsculo aparelho é menor do que um grão de arroz e, uma vez inserido dentro de um tumor, libera o medicamento pouco a pouco do seu reservatório.
Além de concentrar o tratamento em um único procedimento médico, a expectativa é que a ação direta no local a ser tratado diminua os riscos de efeitos colaterais danosos, como é típico da imunoterapia e também da quimioterapia.
"Com esta pesquisa, estamos tentando estabelecer uma nova estratégia para administrar a imunoterapia diretamente em um tumor, em vez de entregá-la a todo o corpo de um paciente," disse Grattoni. "E estamos tentando entender se a aplicação desta maneira seria realmente mais eficaz e teria menos efeitos colaterais do que a imunoterapia convencional, que hoje é aplicada a todo o corpo do paciente".

Imunoterapia polémica

A imunoterapia ainda é uma técnica em desenvolvimento, bastante controversa entre os cientistas e médicos - por exemplo, por ser duas vezes menos eficaz nas mulheres e por mexer perigosamente com o sistema imunológico -, mas deverá ganhar bastante atenção depois que os pesquisadores que a criaram ganharam o Nobel de Medicina em 2018.

Curiosamente, Grattoni e sua equipe decidiram testar seu aplicador de imunoterapia contra o câncer de mama triplo negativo, um câncer agressivo para o qual não existe atualmente uma boa abordagem terapêutica - ocorre que o câncer de mama é considerado não-imunogênico, o que significa que ele pode não responder bem à imunoterapia.
A próxima fase da pesquisa continuará sendo feita em camundongos, como nesta primeira demonstração, e envolverá a combinação do aparelho com radioterapia.

"Esperamos passar para os pacientes dentro de três anos," disse Grattoni. 

Fonte: DS

Sem comentários: