domingo, 24 de fevereiro de 2019

O Caso Da Praça E Miradouro De Santa Catarina

Passaram oito meses. E o caso da praça e miradouro de Santa Catarina, mais conhecido por Adamastor, na freguesia da Misericórdia, em Lisboa, continua sem resolução. Não é surpresa porque o assunto foi mal conduzido desde o início. Como escrevi na altura, qualquer actuação pública deveria ser cautelosa, olhando para os diferentes interesses envolvidos, fazendo-os participar em qualquer decisão a ser tomada.

Mas a insensibilidade foi total. Não se percebeu a complexidade do que estava em causa. Não se alcançou que existe um novo ciclo. Os cidadãos fartaram-se de ser alvo de mudanças, querendo participar nas decisões. E não se entendeu o capital simbólico do local enquanto espaço público interclassista e intercultural.

 O que está a debater-se já não é o miradouro. É o que Lisboa quer ser. Uma cidade idealizada por todos e para todos — sabendo que esse é um horizonte desejável embora não isento de tensões — ou para usufruto de acordo com o desejo estético e o dinheiro de alguns? (continuar a ler

Sem comentários: