quarta-feira, 6 de março de 2019

A Tomada De Consciência Da Dimensão Do Afastamento Que Existe Entre A justiça E A Realidade

Dúvidas houvesse, ficou muito claro o espaço de trabalho que a justiça portuguesa tem por fazer na sua própria casa. Se eu não me canso de dizer que enquanto a justiça não funcionar em Portugal, nada funcionará, não tinha, até Neto de Moura, consciência da dimensão do afastamento que existe entre a justiça e a realidade.

Se a justiça portuguesa já era percepcionada como lenta e cara, tornou-se evidente que também pode ser pouco justa. Não se vêem resultados efectivos, muito menos rápidos, em casos como o BES, BPN, José Sócrates, entre tantos outros. E esta falta de justiça torna-se particularmente chocante e nauseabunda quando falamos de crimes de pedofilia e violência doméstica.
Uma justiça célere e rigorosa será a única forma de dissuadir estes agressores. E, em minha opinião, sem direito a penas suspensas.
Num ano em que, decorridos dois meses, já morreram 11 mulheres por violência doméstica, a adicionar às 40 mortas em 2018 de um total de 88 homicídios, parece óbvia a falta de atenção e de trabalho que tem sido feito neste campo. Até aqui tudo não tem passado de “maquilhagem”!
Vanda Guerra, J Económico 

Sem comentários: