sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Os Custos Da Corrupção Para Portugal

Os custos para Portugal da corrupção cifram-se em 18,2 mil milhões de euros por ano, repito por ano, o que corresponde a cerca de 8% do produto interno bruto. Para se ter uma ideia, representa mais do que todo o IRS pago pelos Portugueses, 13 mil milhões de euros de acordo com o Orçamento Geral do Estado para 2019.
A grande maioria das políticas em Portugal é reativa. Assim reza a nossa história. Os Portugueses até já se habituaram a isso. É cultural, dirão alguns; é a nossa sina, dirão os mais pessimistas.Após cada calamidade ou mesmo percalço da sociedade portuguesa, lá assistimos nós a medidas de urgência anunciadas com grande pompa e circunstância em conferências de imprensa, seguidas de pacotes legislativos para português ver. (continuar a ler)
Já que do lado dos responsáveis governativos pouco podemos esperar, pergunto-me então que mais será necessário para que os Portugueses acordem, como o fizeram em 2012? Quantos mais escândalos serão necessários até o país começar a abrir as suas pálpebras?

Sem comentários: