quarta-feira, 18 de março de 2020

Assim Vai O País Esta Quarta-feira (act.)

O boletim da DGS confirma 642 casos de coronavírus em Portugal, uma subida de 43,4% em 24 horas. Segunda vítima mortal confirmada, Alentejo com primeiros casos e subidas nas crianças e nos idosos.

De terça para quarta-feira, o número de casos confirmados do novo coronavírus em Portugal registou o maior aumento em número absoluto em 24 horas até agora, subindo o número de doentes infetados para um total de 642, mais 194 casos do que no último boletim. Esta quarta-feira ficou ainda confirmada a segunda vítima mortal, cuja identidade já é conhecida: trata-se de António Vieira Monteiro, presidente não executivo do Santander em Portugal.


A subida de casos corresponde a um aumento de 43,4% relativamente aos números incluídos no boletim da DGS desta terça-feira, uma subida percentual superior àquelas registadas nos últimos dois dias (35% e 35,3%). Por descrever apenas os dados recolhidos até à meia-noite, o relatório desta quarta-feira ainda não inclui o quarto caso de recuperação, uma mulher de 75 anos que vai ter alta hospitalar do Hospital de S. José.


Regista-se uma descida assinalável no número de pessoas internadas, de 206 para 89, algo que a diretora-geral da Saúde explicou na conferência de imprensa de apresentação do boletim desta quarta-feira. “O que aconteceu é que internámos todas as pessoas e à medida que o quadro clínico estabilizou e têm capacidade de estarem em casa estas pessoas foram fazer convalescença para domicílio”, disse Graça Freitas. “Cerca de 80% das pessoas fica em alta ou cuidados domiciliários. 15% estará em enfermaria geral e 5% poderão necessitar de cuidados intensivos”, acrescentou a diretora-geral da Saúde, concluindo que as pessoas que “têm capacidade para estar em casa” tiveram alta hospitalar e são acompanhadas pelo médico de família ou pelo médico assistente.


Centro de rastreio do Porto já funciona e poderá fazer 400 testes por dia


Nota 1:António Costa convoca Conselho de Ministros para analisar posição do Conselho de Estado sobre declaração de emergência~

Nota 2: O PR vai decretar Estado de Emergência, decreto vai ser em breve enviado para a AR


Sem comentários: