sexta-feira, 24 de julho de 2020

Inaudito E Nunca Visto: Líder Da Oposição Propôs Fim Dos Debates Quinzenais

Portugal é talvez o único país do mundo em que, neste ano de 2020, o próprio líder da Oposição propõe uma redução significativa do número de debates parlamentares com a presença do primeiro-ministro. Tal como muitos analistas, um alienígena que acabasse de aterrar e lesse estas linhas pensaria que Rui Rio quis fazer o jeito ao Governo e, ao mesmo tempo, ter a vida facilitada se um dia chegar ao poder. As coisas serão, no entanto, um pouco mais complexas do que isso.

Acabar com os debates quinzenais sem os substituir por um modelo mais eficaz – menos longo e com um número limitado de questões, por exemplo – não terá como efeito elevar o nível das discussões parlamentares. Irá simplesmente reduzir o número de debates, retirar visibilidade aos partidos pequenos (em especial os que fazem sombra ao PSD), enfraquecer o Parlamento e empobrecer a democracia, ao diminuir o número de vezes em que o primeiro ministro é obrigado a prestar contas aos deputados eleitos pelos portugueses.



Se Rio quer realmente voltar a ter “grandes debates” e contribuir para a elevação da atividade parlamentar, poderia começar por dar o exemplo, alterando a forma como são escolhidos os deputados do seu próprio partido. Se a política continuar a não ser capaz de atrair os melhores, não será o número de debates que vai fazer a diferença.

Filipe Alves, JE

Sem comentários: