domingo, 15 de novembro de 2020

Descuidos E Contradições

  Tiago Correia, investigador na área da saúde, defende que o Governo "ficou deslumbrado" e preparou mal a segunda vaga. José Manuel Mendes, coordenador do Observatório de Risco, recorda que "na Primavera confinámos e no Verão fomos mandados de forma eufórica para a praia". 

Nas últimas duas semanas, morreram em média 43 pessoas por dia, o registo mais alto desde o início da pandemia. Em 20 dias duplicou o número dos internados por covid nos hospitais do SNS. 

Têm razão aqueles que afirmam que o Governo baixou os braços no Verão, não previu mecanismos para prevenir a esperada segunda vaga, tomou demasiado tarde a decisão de obrigatoriedade de máscaras, demorou tempo a implementar testes rápidos e, quando tudo se agravou de repente, andou a correr atrás do prejuízo. 

Portugal é um dos países europeus em que a população tem maior iliteracia em matérias relacionadas com a saúde. Sabendo tudo isto, os responsáveis deviam olhar para a frente, procurar prevenir em vez de remediar. 

Mas Costa, que finalmente agiu esta semana, mostrou mais uma vez que, quando descontrai, facilita e falha e acaba por decidir sob pressão, o que causa quase sempre excessos. Se houvesse uma estratégia em vez de um improviso, esses excessos talvez pudessem ter sido evitados. (ler texto completo)

Manuel Falcão, JNegócios

Sem comentários: