Duarte Gouveia, OBSR
Apesar de ser um Estado de Direito, a justiça não responde em tempo útil às necessidades da sociedade e a liberdade de iniciativa económica ou qualquer laivo de Capitalismo são guilhotinados pela interminável burocracia, pela presença estatal e pela carga fiscal insustentáveis. De igual forma, a Sociedade Civil tem cada vez menos peso em Portugal, pois são raros aqueles que efetivamente vivem à margem do Estado e agem livremente, mesmo em segmentos que o deveriam ser e fazer, como os media ou as empresas.
Portugal já é mais pobre do que a República Checa, a Eslovénia, a Lituânia e a Estónia. Países que, há 30 anos, depuseram ditaduras e escolheram o caminho da liberdade económica. Com 15 anos de avanço e a mesma oportunidade, Portugal falhou no segundo passo e o estado atual é prova disso.
1 comentário:
Mais pobre e, não esquecer, muito mais endividado.
Partiu, há meio século, de uma posição financeira invejável para esta classificação de o pior da Europa, graças as sucessivas situações de pré-banca-rota conseguidas pelo Partido Socialista. Parabéns Srs. eleitores.
Enviar um comentário