domingo, 19 de dezembro de 2021

A Frase

 
O respeitinho aos chefes é muito bonito - e é isso mesmo que as listas de candidatos a deputados comprova. E já agora - enquanto a Lei Eleitoral não for alterada, criando nomeadamente círculos uninominais - não haverá nenhuma reforma do sistema político e partidário. E assim vai-se registando uma perda de qualidade dos deputados. O facto de alguns dos mais activos e melhores deputados da legislatura que agora acaba estarem fora do próximo parlamento, porque não estão alinhados com as direcções dos seus partidos, é um sinal de que nesta matéria a coisa se agrava.  (Falcão, A Esquina do Rio)

Se olharmos para o processo em curso de elaboração de listas pelos dois maiores partidos é isso mesmo que vemos: os líderes partidários, nomeadamente no PSD e no PS, são quem tem a derradeira palavra sobre quem integra a lista e em que lugar ficam os candidatos - se numa posição em que podem ser eleitos e entrar no Parlamento, ou se ficam só a fazer número. Nestas semanas tem-se percebido que muitas vezes nem as indicações das concelhias ou distritais são tidas em conta

1 comentário:

Anónimo disse...

Por fim, agora muito boa gente começa a perceber como são preenchidas as bancadas da AR e pior, as graves consequências de ter o orgão fiscalizador do Governo...composto por dependentes do Governo.
Quarenta preciosos anos de ruinosa gestão do País pela orligarquia ainda no poder. Sempre vale mais tarde do que nunca.