domingo, 28 de agosto de 2022

A Frase (188)

Nos regimes liberais ocidentais, uma deriva para os extremos à Esquerda e à Direita, em que a política é movida e orientada pela identificação e destruição do “inimigo”. O motor da política não é o progresso, mas o conflito entre propostas rivais mutuamente exclusivas. Daí o tribalismo, o populismo, o nacionalismo, os ventos de violência que sopram nos discursos políticos. O desaparecimento do excedente inesgotável tem consequências económicas mas sobretudo e acima de tudo consequências políticas imprevisíveis.   (Carlos Marques de Almeida, ECO)

Vivemos na época das quatro guerras – a guerra climática, a guerra da pandemia, a guerra da globalização, a guerra da Ucrânia. As quatros guerras parecem ser independentes, mas na realidade são quatro faces de um mesmo conflito que tem de ser enfrentado simultaneamente. É quando a realidade ultrapassa a ficção, quando a Esquerda se confunde com a Direita no labirinto das palavras intraduzíveis e quando o optimismo e o bom senso são a antecâmara da catástrofe. Depois do Princípio da Persuasão é o regresso ao Princípio da Acção. A acção política por todos os meios incluindo a violência organizada e a guerra total.

Os políticos do presente não têm a experiência nem o conhecimento histórico de governar em cenário de escassez e de preços altos.

Sem comentários: