quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

A Frase (280)

Andámos tantos anos a falar em orgias de despesa pública que nunca nos ocorreu isto: uma orgia de receita pública: nunca o governo pensou ver tanto dinheiro nos cofres do Estado este ano. E o que faz? Oferece. Literalmente: dá dinheiro. Não é só falta de imaginação, é falta de política. E não é altruísmo, é uma solução apavorada para um problema, o de o Estado estar a lucrar com a crise das famílias, com a inflação, com alguns efeitos da guerra. (Pedro Santos Guerreiro, CNN)

O governo não sabe o que fazer ao dinheiro -  Agora, Costa vai passar um milhão de cheques de 240 euros. Isto não é política orçamental nem política económica, é uma espécie de lavagem política de dinheiro, de um Governo que nunca cobrou tanta receita e tem vergonha de estar a lucrar com a crise

Não é uma jogada de mestre, é só uma jogada fácil. Dar dinheiro “a quem precisa” é inatacável, mas a questão aqui não é a medida em si, é perceber três outras coisas: a razão para ela existir, a motivação para ela avançar e a demissão que ela representa.

A razão para ela existir: receita a mais. O Estado é uma vaca gorda num pasto magro.

Sem comentários: