quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

As Frases

O caso da obscena indemnização de meio milhão da secretária de Estado do Tesouro na saída da TAP antes da ida para a NAV e da aterragem no Governo em funções com relevâncias éticas e morais para a República é só mais uma das muitas misérias que nos povoam e das que vão existindo sem se saber. Olhar para cima e ver estes exemplos, é um desastre cívico e social preocupante, que em nada contribui para reverter dinâmicas negativas existentes. É continuar a minar a consciência cívica de quem tendo direitos constitucionais procura corresponder com cumprimento aos deveres, nos impostos, na prestação da casa, no acesso a bens e serviços essenciais e na procura de respostas para os desafios do quotidiano (António Galamba, Ji)

O Estado está a pagar salários mais altos à administração da TAP do que os privados pagavam. Mesmo com um corte de 30% das remunerações dos gestores, que está a ser aplicada durante o processo de reestruturação da companhia, os custos da companhia com a administração em 2019 (quando a gestão era controlada por privados) foram inferiores aos de 2021 (quando já estava sob controlo público) (CNN Portugal)

Os contribuintes são mártires deste regime com uma elite cleptocrática Tudo no segredo dos deuses, mas obviamente o ministro Pedro Nuno Santos tinha de saber. Mas como nada transpirou, passados uns meses a gestora ricamente indemnizada é convidada pelo ministro que tutelava a empresa aérea a gerir outra grande entidade, com sede na mesma rua da TAP. Quis o destino que, no mesmo ano, o ministro das Finanças convidasse essa gestora, despedida 9 meses antes, para o Governo. E eis que este jornal revela o segredo e o País, mais uma vez, confirma que o rei vai nu.   (Armando Esteves Pereira, CM)

Sem comentários: