quarta-feira, 3 de maio de 2023

Saiba Como Vai Este País

 Andavam a jogar às escondidas com a verdade, João Galamba até se entregou, e no fim o primeiro-ministro saiu duma cartola, “1, 2, 3, Costa salva-todos”, e deixou Marcelo a apanhar bonés. A questão, no entanto, está longe de ser quem ganha este “jogo do cobarde”. Ela é antes a de saber se há outra vez eleições. E se esta democracia sobrevive a tanto golpe político, palaciano, de teatro, de sorte - mas nunca um golpe de asa.          (Pedro Santos Guerreiro, CNN)


“António Costa quer ir embora e quer que seja Marcelo a fazer essa operação”  (Carlos Magno, CNN)

"Este é o maior conflito institucional de que eu tenho memória" (Ana Sá Lopes,CNN)

As três opções de Marcelo, segundo Sérgio Sousa Pinto: "ou a demissão do Governo ou a dissolução direta da AR ou, se tiver sangue frio, ver o que vai ser pior para o primeiro-ministro" (Sergio Sousa Pinto, CNN)

O que fará Marcelo? O caminho é estreito, mas se ficar pela nota divulgada ontem, pode dar o seu mandato por terminado. Há objetivamente condições para dissolver a assembleia por falta de confiança no primeiro-ministro depois da grande encenação (e maior provocação), mas Marcelo tem de estar preparado para tudo, até para a possibilidade de ter, ele próprio, de sair antecipadamente de Belém. No meio disto tudo, o país é um palco para as jogadas de Costa.     (António Costa, ECO)

Descrédito, Desilusão, Desconstrução
Foi para nos conduzir a este 'Estado da Nação' que tantos e tantos homens e mulheres lutaram e apostando  na liberdade ?  Hoje estamos acorrentados aos desígnios de um homem que é talvez o melhor actor do país - finge que se importa e trabalha para a eficiência e organização do país (basta olhar à nossa volta) , quando acima de tudo e de todos importam os amigos , conhecidos e  os que o reverenciam. A Dúvida - Será que os capitães de Abril aplaudem  este governo desgovernado??

Sem comentários: