sábado, 17 de junho de 2023

Saiba Como Vai Este País

A mentira e a dissimulação tornaram-se instrumentos da política. O fenómeno não é novo e é transversal do ponto de vista partidário. O que é novo é ter um Governo, e o partido que o apoia, a escudarem-se na maioria absoluta, que não usam para fazer reformas e melhorar o país, mas utilizam para tapar a confusão que vai no Governo, evitar que se saiba a verdade, negando inquirições, dificultando respostas, iludindo o pagode. 

De certa forma criou-se a ideia de que é inevitável ocultar e mentir quando se está na política - o contrário daquilo que devia acontecer. Perante aldrabices inqualificáveis há até quem diga que o político tal é habilidoso e um mestre em táctica. 

O mundo, na realidade, está ao contrário. Outro instrumento recorrente dos líderes dos grandes partidos é o eterno sorriso. Parece uma máscara - e, se calhar, é mesmo. Reparem: Costa e Montenegro aparecem sempre a sorrir e o Primeiro-Ministro mantém a máscara mesmo nas situações mais graves. (...)

Estamos a caminhar para uma época em que os dirigentes políticos, pelo menos grande parte deles, parecem bonecos de cera sempre com a máscara do sorriso afivelada. Eu não comprava um carro a esta gente, muito menos lhes punha um país nas mãos.          (falcão, A Esquina do Rio

Sem comentários: