quarta-feira, 8 de novembro de 2023

A Frase (230)

Se saísse por razões políticas, teria de ser ele próprio a ir a novas eleições, e António Costa já não quer este papel há muito. Assim, com a ‘ajuda’ da suspeição, sai pela porta pequena, mas defende a sua condição para regressar pela porta grande se o Ministério Público não tiver mais do que o que se lê naquele parágrafo. O futuro o dirá.  (António Costa, ECO)

Chegados aqui, as eleições são a resposta da Democracia a uma crise política, portanto, não podem existir valores mais importantes do que o próprio cumprimento dos regras democráticas. O Governo, na verdade, estava diminuído politicamente, sobrevivia, geria o poder ou, melhor, a sua preservação. Há problemas graves na saúde, na educação, na justiça, para citar os mais óbvios, e este desfecho pode ser uma oportunidade para clarificar e abrir um novo ciclo.

As eleições podem ser assim uma oportunidade para um ciclo reformista, aquele que não tivemos nos últimos anos, para mudanças que nos tirem deste risco de décadas da armadilha da estagnação e pobreza. O resultado será o que os portugueses quiserem.  (ler aqui texto completo)

Sem comentários: