sábado, 10 de fevereiro de 2024

A Frase (32)

Sem capacidade terrestre adequada e tecnologicamente avançada a soberania estará em risco. E esta capacidade não se constrói dum dia para o outro, pois os equipamentos não estarão disponíveis quando forem necessários. Os Exércitos preparam a guerra capacitando-se em tempo de paz. Infelizmente, nesta Europa, onde nos incluímos, o que temos visto é a sua degradação, com as consequências que estão à vista de todos. E o pior cego é aquele que não quer ver. Se não arrepiarmos caminho, iremos, que nem sonâmbulos, caminhando para o abismo.   (Marco Serronha, DN)
 
A doutrina da Aliança Atlântica, pela qual nos regemos, aconselha a estruturação das componentes terrestres das nações em sistemas equilibrados entre as 3 tipologias de forças, tecnologicamente desenvolvidas e interoperáveis com as outras componentes terrestres aliadas onde serão integradas, no quadro dos planos operacionais e estratégicos de defesa.

A última revisão da LPM, aprovada em 2023, piorou a situação ao não-financiar adequada e atempadamente inovações tecnológicas nos sistemas terrestres mais modernos, nomeadamente as viaturas blindadas Pandur e os carros de combate Leopard 2A5, condenando a nossa capacidade, nas Forças Médias e Pesadas, a uma obsolescência que nos afasta da interoperabilidade com os nossos aliados, com riscos sérios para a nossa capacidade de defesa terrestre.

Sem comentários: