domingo, 26 de maio de 2024

A Frase (121)

Aumentar a taxa de IRC é prejudicar o desenvolvimento de Portugal e o nível de vida dos portugueses, pelo que é na realidade uma grande injustiça. A ciência económica já o demonstrou há décadas, mas governos e partidos demagógicos continuam a enganar os portugueses negando esta evidência.  (Ricardo Pinheiro Alves, ECO)

Em Portugal repete-se sistematicamente a mentira de que aumentar as taxas sobre as empresas é uma questão de justiça. Não é. O estudo mostra que aumentar as taxas de IRC significa prejudicar o investimento em máquinas, em investigação e em desenvolvimento tecnológico, que são essenciais para a criação de riqueza, deteriorar a competitividade da economia e das empresas, e diminuir o consumo das famílias pois são estas que vão suportar o imposto. (...)

A Comissão Europeia (CE) tenta, desde os anos 1960, reforçar o seu poder pelo controlo de uma nova fonte de receita através da harmonização fiscal dos impostos sobre as empresas na UE. Esta questão vai ser em breve discutida, no âmbito da revisão dos recursos próprios, e é muito importante que os portugueses saibam antes das próximas eleições para o Parlamento da UE qual é a posição dos partidos que a elas se apresentam. (...)

Saiba Que A actual taxa de IRC é altamente prejudicial para o nível de vida dos portugueses. De acordo com a OCDE, Portugal tem a taxa efectiva mais elevada dentro do Mercado Único (28,4% em 2022), mais do dobro da Irlanda (12,4%), da Roménia (14,4%), da Bulgária (9,2%), da Hungria (10,3%) ou da Lituânia (13,7%), e muito acima de países com forte capacidade de atracção de investimento como Alemanha (26,4%), França (23,7%), Espanha (23,3%) ou Itália (15,5%), ou ainda da outra economia europeia de grande dimensão, o Reino Unido (12,8%). (...)

     

Sem comentários: