Pesquisar neste blogue
sábado, 21 de junho de 2025
Hoje É O Dia Mais Longo Do Ano No Hemisfério Norte
Este sábado (21/6) é o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte e o dia mais curto do ano no Hemisfério Sul. O solstício marca o início do verão e o início do inverno, respectivamente, em cada uma das metades do globo. A partir do Solstício, os dias encurtam enquanto as noites se tornam cada vez mais longas, e lentamente a escuridão volta a entrar, até chegar ao Solstício do Inverno.
É uma data que tem um significado espiritual desde tempos ancestrais, desde que o ser humano se começou a maravilhar com o poder extraordinário do Sol. Os Celtas celebraram o momento com grandes fogueiras, e a tradição foi mantida pelos Cristãos, que situaram a festa de São João próximo do Solstício. Também é a festa de Li, deusa chinesa da Luz.
Na roda do tempo, o Solstício de Verão é o momento em que Terra e Sol se alinham de modo que todos os seres que crescem e vivem, possam chegar à sua plenitude.
A Luz cada vez mais intensa, fortaleceu os organismos, deu energia para crescer e desenvolver. A partir do Solstício, inicia-se o período do amadurecer, para que a colheita - mais para o tempo do Equinócio do Outono - possa ser abundante.
As energias vitais estão no auge, a atracção e o desejo entre os princípios masculinos e femininos podem transformar-se em amor.. e uma nova vida pode ser iniciada!
Por ser um dia único no que diz respeito ao Sol, não é de admirar que muitas culturas tenham construído templos em que curiosos efeitos de luz são gerados no dia do solstício de verão como ovos de Páscoa históricos , e Stonehenge provavelmente , um dos mais famosos do mundo.Stonehenge fica em Salisbury , no Sul da Inglaterra, uma região tomada por um clima místico , com direito a festivais pagãos e roteiros inspirados no Rei Arthur. Parte dessa fama deve-se ao icónico circulo de pedras pré-histórico, que começou a ser erguido há cinco mil anos e ainda intriga estudiosos e encanta visitantes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário