Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

As Rosas

Quando à noite desfolho e trinco as rosas
É como se prendesse entre os meus dentes
Todo o luar das noites transparentes,
Todo o fulgor das tardes luminosas,
O vento bailador das Primaveras,
A doçura amarga dos poentes,
E a exaltação de todas as esperas

(Sophia de Mello Breyner Andresen)

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (239)

Os media e Ventura, como as mariposas à volta das lâmpadas - As borboletas noturnas usam a luz distante da Lua como um farol de orientação e acabam por confundi-la com as luzes artificiais, mais próximas. Esta confusão acaba, com frequência, por ser fatal para as mariposas – aquela luz, afinal, não é a sua salvação.          (Bruno Faria Lopes, J Negócios)

Por que razão as mariposas são tão atraídas pela ludas lâmpadas? Uma das teorias, li no site da Fundação Gulbenkian, é que as borboletas noturnas usam a luz distante da Lua como um farol de orientação e acabam por confundi-la com as luzes artificiais, mais próximas. Esta confusão acaba, com frequência, por ser fatal para as mariposas – aquela luz, afinal, não é a salvação. Outra tese, complementar, é de que a luz artificial deixa as borboletas demasiado estimuladas e sem qualquer controlo, o que explica a forma frenética como se movem à volta de uma lâmpada. Também aqui, o desfecho é muitas vezes fatal. Lembrei-me dos media e de André Ventura quando li sobre as mariposas e a luz artificial. 

Sucesso !


“Não conheço nenhuma fórmula infalível para obter o sucesso, mas conheço uma forma 
infalível de fracassar: tentar agradar a todos”

(John F. Kennedy)

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (238)

O debate público em Portugal está, neste momento, completamente armadilhado. E vive refém de um partido populista no qual a esmagadora maioria dos portugueses não se revê ou confia. (Gonçalo Marcelo, JEconómico)

Forçar a sua própria relevância colocando-se no centro das atenções, flertando com o alegado tabu e testando os limites do aceitável é algo que há muito vemos no entretenimento; o problema é que também está a funcionar na política e ninguém sabe muito bem como lidar com isso. Pelo caminho, a agenda, de tanto falada, acaba por impor os termos do debate e condicionar muitíssimo as opções políticas tomadas. As últimas semanas continuaram a ser férteis em exemplos desta tendência.

A Terra Está Envenenada ...


Está envenenada a terra que nos enterra ou desterra.
Já não há ar, só desar.
Já não há chuva, só chuva ácida.
Vista do crepúsculo no final do século

Já não há parques, só parkings.
Já não há sociedades, só sociedades anónimas.
Empresas em lugar de nações.
Consumidores em lugar de cidadãos.
Aglomerações em lugar de cidades.
Não há pessoas. Só públicos.
Não há visões. Só televisões.
Para elogiar uma flor, diz-se: "parece de plástico".

(Eduardo Galeano)

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (237)

A discussão de campanha tem até agora sido pouco interessante. Na realidade, os diversos candidatos parecem mais interessados em criar uma imagem própria por referência a Marcelo do que em apresentar ideias.   (Rui Mayer, J Económico))

Gouveia e Melo apresenta-se como mais institucional, quase anti Marcelo, compatível com o seu perfil militar, mas com um discurso errático que revela a sua inexperiência nestas lides. Marques Mendes está mais preocupado em não ser confundido com os outros, e demarca-se sobretudo de Gouveia e Melo. Seguro quer ser visto como um pós-Marcelo, moderado, conciliador e abrangente. Ventura concorre para ser o Chefe de tudo o que lhe aparece, mas noutra pista e em sentido contrário. Cotrim, Catarina Martins e António Filipe são ruído de fundo.

É Positivo

Apenas dois países da zona euro esperam maior excedente que Portugal
Os saldos positivos continuam a ser raros entre os países da moeda única, com apenas três governos a anteciparem um excedente no próximo ano. Portugal só fica atrás de Chipre e Irlanda, que têm as metas mais ambiciosas. Na dívida, se tudo correr bem, supera Finlândia. E no crescimento económico, fica em quinto lugar. 
(J Económico)

Cultura E Liberdade

 
“Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade,
por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que
toda a criação autêntica é um dom para o futuro.”

(Albert Camus)

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

Orçamento Do Estado

O OE2026 não é revolucionário, mas é um sinal de maturidade económica: Portugal começa a perceber que o crescimento não se decreta — constrói-se com liberdade, responsabilidade e eficiência.

O OE para 2026, apresentado pelo Governo da Aliança Democrática (AD), liderado por Luís Montenegro, representa a consolidação de uma nova filosofia económica, assente em responsabilidade, eficiência e liberdade. Depois de quase uma década de políticas socialistas marcadas por expansão da despesa, rigidez estrutural e fiscalidade crescente, o país inicia agora um ciclo de maior disciplina orçamental e confiança no setor privado como motor do crescimento.

O quadro macroeconómico apresentado é estável e credível.  (João Tovar Jalles, ECO

A Frase (236)

Destruir é fácil. Reconstruir é mais difícil e leva mais tempo”, advertiu(MFL). As estatísticas mais recentes confirmam o alcance destas palavras. Em ambos os setores, Educação e Saúde, a consolidação orçamental dos últimos anos deixou marcas visíveis. Portugal conseguiu equilibrar as contas, mas com um preço elevado para a capacidade de resposta e qualidade dos serviços.  (Valentina Marcelino, DN)

O desinvestimento prolongado em educação não se reflete apenas nas escolas ou nos salários. Manifesta-se nas competências da população, na sua capacidade de inovação, na produtividade e até na coesão social. Uma sociedade com baixos níveis de literacia é mais vulnerável à desinformação, tem mais dificuldade em aceder a oportunidades e progride mais devagar. (...)

São dados objetivos que ilustram o impacto de uma política prolongada de contenção no investimento público e ajudam a enquadrar as palavras da antiga ministra.(...)

Um país que não investe nos seus professores, nos seus alunos e nas suas escolas está, na prática, a desistir de crescer. Somos um país que lê menos, entende menos e, por isso, participa menos. E é isso que deve preocupar-nos mais.

No caso da saúde, estamos a falar de vidas. O SNS é um pilar fundamental para a coesão social. Não investir nos profissionais de saúde, nas infraestruturas e na capacidade de resposta é, na prática, desistir de proteger quem mais precisa e aceitar que a desigualdade se torne parte do sistema. É esquecer que um país vale tanto mais quanto mais cuidar dos seus.

Seu Destino ...


“Vigie seus pensamentos; eles se tornam palavras.
Vigie suas palavras; elas se tornam ações.
Vigie suas ações; elas se tornam hábitos.
Vigie seus hábitos; eles formam seu caráter.
Vigie seu caráter; ele se torna seu destino.”

(Frank Outlaw)

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde