Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Credibilidade Política


A capacidade de parecer crível e transmitir uma imagem de honestidade, independentemente de ser ou não verdadeiro, é uma característica que todos os candidatos e governantes desejam demonstrar por meio de discursos, atos políticos e campanhas.

O mesmo acontece no jornalismo, onde a credibilidade está diretamente vinculada ao emissor das informações.

A confiança dos cidadãos nos candidatos políticos determinará os resultados das eleições e o acesso aos cargos de poder, gerando condições específicas para o progresso econômico, social, de saúde, entre outros aspectos, de um território e seus habitantes.

Na política, como em outras áreas, a credibilidade é construída ao longo do tempo, sendo fundamental a coerência entre o que é dito e o que é feito. Além disso, alianças com outros políticos considerados confiáveis fortalecem essa característica.

(AE)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde


A Frase (262)

 É possível estar um ano em greve sem perder salário? É. A mesma greve que tem um impacto brutal na vida dos reclusos tem zero impacto no bolso dos guardas prisionais.  (João Miguel Tavares, Público)

Eis um excelente exemplo da disfuncionalidade de leis abstractas quando aplicadas a um caso concreto. O braço-de-ferro no Estabelecimento Prisional do Linhó entre o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) e a directora da cadeia tem alimentado uma greve que já dura há um ano, com um impacto brutalmente gravoso no dia-a-dia dos reclusos. Há menos formação profissional, menos actividades desportivas e culturais, menos assistência espiritual, menos vestuário, menos apoio na saúde, menos tempo ao ar livre e muito mais tempo passado nas celas.

Desejo


Quem és? Perguntei ao desejo.
Respondeu: lava. Depois pó. Depois nada.

(Hilda Hilst)

Inserido no livro Do desejo, o brevíssimo poema acima concentra uma enorme quantidade de informação em apenas dois versos.

Nas duas linhas percebemos que se passa um diálogo imaginário entre o eu-lírico e o interlocutor, o desejo. O eu-lírico pergunta ao desejo quem ele é, e ouve como resposta uma mensagem que possui múltiplas interpretações possíveis.

Lava faz uma referência ao magma, a abundância que transborda dos vulcões em erupção. Depois da enxurrada do desejo resta o pó, a memória dos acontecimentos. O que se sucede depois do pó é o nada, demonstrando a fugacidade do desejo.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (261)

 Trata-se, como sublinhou o ministro Nuno Melo, do “maior investimento de uma só vez” nas Forças Armadas portuguesas.

Se o SAFE é, como se diz, uma oportunidade histórica, então deve ser tratado com a seriedade e transparência de uma decisão histórica. A confiança dos cidadãos não se compra com slogans de “maior investimento de sempre”. Constrói-se com informação, debate e escrutínio.   (Valentina Marcelino, DN)

Portugal está a tomar decisões de longo prazo em Defesa com base num Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN) de 2013. É isso mesmo. Não é gralha.

Estamos a decidir 5,8 mil milhões em capacidades para 2030 com um CEDN desenhado antes da anexação da Crimeia, antes de 2014, antes da invasão em larga escala da Ucrânia e antes da nova vaga de ameaças híbridas e cibernéticas. O próprio debate político no Parlamento já reconheceu a necessidade de rever o CEDN. Essa revisão continua, porém, por fazer.

Conhecimento E Sabedoria


Para adquirir conhecimento
é preciso estudar,
mas para adquirir sabedoria,
é preciso observar

(MS)

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (260)

A mudança de Portugal é também a mudança da Europa que é também o esgotamento do grande projecto democrático.       (Carlos Marques de Almeida,  ECO)

Apolítica não está bonita. O país afunda-se entre a acusação, o insulto e a calúnia. Pensar a política é hoje um exercício exótico e fútil. As ideias políticas são substituídas pelos sentimentos e pelos ressentimentos. O Presidente da República a eleger será uma criatura que nasce do ódio de uma parte de Portugal relativamente à outra parte de Portugal. (...)

 

Olhar Perdido


Muitas vezes…
Descobrir
o porquê das coisas.
Exige de mim…
Um olhar perdido
no nada.
Para que eu
possa tudo encontrar!

(Dayse Sene)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Novo Amanhecer

 
Novo amanhecer, novas oportunidades. 
Em cada dia, a certeza de que estamos sempre recomeçando. 
Isso nos alerta que é preciso continuar, recomeçando sempre que preciso for. 
Nem tudo será completo. Algumas coisas serão interrompidas, ficarão inacabadas. 
Temos de aceitar que essa interrupção foi necessária, e que devemos 
buscar novos caminhos e seguir em frente. Sempre!

(ES)