terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Interrogatórios a suspeitos do processo Freeport

Os interrogatórios a um primeiro grupo de suspeitos do processo Freeport arrancaram esta terça-feira, rodeados do maior secretismo. Mas a TVI sabe que Manuel Pedro e Charles Smith, mediadores do negócio, foram incluídos na lista de primeiras pessoas a ouvir.

Manuel Pedro, ao contrário do que chegou a ser noticiado, continua em Portugal, bem como o seu antigo sócio, Charles Smith. Este é o escocês que já foi inquirido pela polícia inglesa e que foi apanhado, numa conversa gravada com câmara oculta, a falar de pagamentos corruptos para satisfazer o acordado numa reunião com José Sócrates e outros elementos do seu staff. Esta tarde, a TVI confrontou a directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal com o início dos interrogatórios, que remeteu a resposta para o procurador-geral da República.

O tio do primeiro-ministro também faz parte do primeiro grupo de pessoas chamadas a prestar esclarecimentos ao Ministério Público português. Júlio Monteiro já revelou ter «metido uma cunha» para Charles Smith ser recebido pelo então ministro do Ambiente, José Sócrates, e deu uma entrevista à TVI sobre o caso. A inquirição de um primeiro grupo de pessoas não exclui que, no futuro, o Ministério Público avance para mais interrogatórios.
( not.TVI)

Sem comentários: