sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Mistério Do Artic Sea


É para já um mistério o que terá acontecido ao Artic Sea, cargueiro com bandeira de Malta, tripulação russa - 15 pessoas - e que transporta uma carga de madeira no valor de 1,8 milhões de euros.

O porta-voz do Comissário dos Transportes da Comissão Europeia afirmou hoje que, "segundo as informações de que dispomos", o navio foi atacado duas vezes, uma primeira vez ao largo da Suécia e uma segunda ao largo de Portugal". Martyn Selmayr acrescentou que "estas acções, como foram divulgadas, nada têm a ver com actos de pirataria tradicional ou um ataque armado em pleno mar", sem esclarecer no entanto de que forma o "Artic Sea" foi atacado.

"A Comissão não deseja fazer mais comentários nesta fase para não dificultar as acções das autoridades em curso", disse o porta-voz.

A meio da tarde fonte militar confirmou à AFP que o navio está a 400 milhas das costa de Cabo Verde.

Por águas portuguesas não passou

O Ministério dos Negócios Estrangeiros reafirmou esta tarde que o navio em causa "nunca passou por águas territoriais portuguesas".

No mar, as buscas para encontrar o cargueiro foram intensificadas. O presidente russo Medvedev ordenou que fossem aplicadas "todas as medidas necessárias para encontrar e, se necessário, libertar" o "Artic Sea".

O último contacto realizado pelo navio aconteceu a 28 de Julho, com as autoridades marítimas inglesas. O Artic Sea era esperado na Argélia a 4 de Agosto.


Sem comentários: