domingo, 4 de outubro de 2009

O Tango Património Imaterial da Humanidade

O Tango passou a ser Património Imaterial da Humanidade .

Esta decisão foi tomada numa convenção em Abu Dhabi

Originariamente, o tango nasce no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires. Esteve associado desde o princípio com bordéis e cabarés . Devido a que só as prostitutas aceitariam esse baile, no seu começo era comum que o tango fosse dançado por um casal de homens.

Mas o tango como dança não se limitou às zonas baixas ou aos seus ambientes próximos. Estendeu-se também aos bairros proletários e passou a ser aceite "nas melhores famílias", principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa.

A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo "bandoneón" (espécie de sanfona). Os imigrantes acrescentaram ainda todo o seu ar nostálgico e melancólico e desse modo o tango foi-se desenvolvendo e adquirindo um sabor único.

Carlos Gardel foi o inventor do tango-canção e o grande divulgador do tango no exterior. Nos anos 60, porém, o género foi ignorado fora da Argentina. Ressurgiu renovado por Astor Piazzolla, que lhe deu uma nova perspectiva, rompendo com os esquemas do tango clássico.

Hoje em dia o tango vive, não como o fenómeno de massas que o engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificativo da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo Buenos Aires.


2 comentários:

O QUATORZE disse...

Olá. Boa noite
Por vezes dou uma volta pelos espaços e paro ao acaso, gostei do seu interessante espaço, diversificado e elaborado.
Parabens
Comprimentos
LUIS 14

mfm disse...

Para:O Quatorze
Muito obrigada. Volte sempre.