quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Os Templários E A Actuação Do Vaticano


Fundada em 1118, a Ordem dos Templários foi suspensa no início do século XIV pela Igreja, sob a acusação de que "os seus membros cometiam todo o tipo de injúrias e insultos à Cruz", levando à fogueira o seu grande mestre, Jacques de Molay, explicou Claudino Marques.

Com a divulgação, em 2007, do "Documento de Chinon" veio a provar-se que, "afinal, a Ordem não tinha sido extinta mas suspensa e tudo aquilo de que era acusada era mentira", afirma o comendador delegado.

A Ordem dos Templários deverá definir esta semana as linhas gerais de actuação perante o Vaticano, face à "abertura manifestada" pela Igreja, em 2007, com a divulgação do pergaminho que absolve a organização de várias acusações.

O relacionamento da Ordem - com mais de 20 mil membros distribuídos por cerca de 50 países - e o Vaticano é um dos principais temas em discussão na reunião magna internacional que começa na quinta feira em Coimbra e decorre até sábado.

Fonte: DN

É bom lembrar que conclusões claras apontam para que Portugal não tenha resultado de condições geográficas específicas, nem é o renascer de uma etnia, pois é formado por muitas. Desta forma, afirma Paulo Loução em 'Os Templários na Formação de Portugal', terá sido uma élite política que constituiu a nação. Nesta élite, como é historicamente indiscutível, os cavaleiros do Templo tiveram enorme influência.

Sem comentários: