... Nas Entrevistas De Emprego
Já se vão mais de 30 anos desde que a banda Village People fez sucesso cantando "Macho Man".
Mas será que aquela mensagem, tão cantada na Era Disco, continua válida para o homem do século 21? Será que ele ainda tem que ser um homem macho? Haveria penalidades por não ser macho o suficiente?
Para descobrir, Corinne Moss-Racusin e seus colegas, todos psicólogos da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, decidiram estudar as consequências para os homens (e para as mulheres) quando eles atuam de forma modesta nas entrevistas de emprego.
A modéstia foi vista como um sinal de fraqueza, uma característica pessoal de baixo nível para homens, que os considerou de status inferior - algo que afetou negativamente a sua imagem sobretudo quando as entrevistadoras eram mulheres.
A modéstia das mulheres, no entanto, não foi vista negativamente pelos entrevistadores nem foi associada com qualquer nível de status.
"Para homens e para mulheres, há coisas que eles devem ser e há coisa que eles não devem ser," diz a psicóloga. "As mulheres devem ser sociáveis e orientadas para o outro, mas não devem ser dominantes. Historicamente e em várias culturas, os homens têm sido estereotipados como mais activos, ou seja, mais independentes e autocentrados do que as mulheres."
... Por mais voltas que se lhe dê há coisas que não mudam ...
Sem comentários:
Enviar um comentário