sábado, 30 de julho de 2011

Os Republicanos Continuam A Bater O Pé ...

... Até Quando?

Os republicanos no Senado frisaram hoje que votarão contra um plano dos democratas e apelam ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que regresse às negociações para aumentar o tecto da dívida e evitar a falha no pagamento.
Numa carta ao líder da maioria democrata Harry Reid, subscrita por 43 dos 47 senadores republicanos, os conservadores afirmam: "Escrevemos para dizer-vos que não votaremos a favor do vosso plano para o aumento do tecto da dívida para 2,4 mil milhões de dólares".(DN)

A dívida dos Estados Unidos mais do que duplicou entre 2000 e 2010, ultrapassando actualmente os 14 biliões [milhão de milhões] de dólares, quando no início da década de 2000 rondava os 5,7 biliões.

Sem um acordo no Congresso, alguns órgãos do governo poderão ter de fechar por falta de recursos a partir da próxima terça. No dia 15, há um vencimento de juros da dívida; caso o pagamento não seja feito, as agências de classificação de crédito deverão baixar o rating dos EUA, que servem de referência para vários tipos de activos nos mercados financeiros internacionais. A turbulência que isso pode provocar nos mercados globais teria consequências imprevisíveis. As informações são da Dow Jones.

Sem comentários: