sábado, 7 de janeiro de 2012

Será Esta A Explicação Para O Síndrome De Despovoamento Das Colmeias?

Os especialistas batizaram o desaparecimento de milhões de exemplares como o Síndrome de Despovoamento das Colmeias (CCD, na sua sigla em inglês). Em muitos casos não foram encontrados os restos das abelhas mortas, já que o abandono da colmeia é a primeira característica do CCD.

Uma descoberta da Universidade estatal de São Francisco (EUA) pode ajudar a esclarecer o porquê do declínio dos enxames dos EUA.(e não só) Os investigadores descobriram uma espécie de mosca parasitária que, ao injetar os seus ovos na abelha, provoca a morte desta. Antes de morrer, a abelha mostra-se desorientada, como se fosse um zombie e abandona a sua colmeia. A mosca, que foi batizada por Apocephalus borealis, deposita os ovos no abdómen da abelha. Aproximadamente 7 dias depois da sua morte, as larvas saem do seu corpo.
Os cientistas observaram que, após o seu encontro com o parasita, as abelhas abandonam suas colmeias.

Até agora, os cientistas têm proposto várias hipóteses para explicar o Síndrome de Despovoamento da Colmeia, que está a dizimar a população de abelhas em todo o mundo e causando danos para o sector da apicultura. Algumas colmeias têm reduzido a sua população em 90%..( Fonte: Naturlink)

Sem comentários: