quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ou As Regras Mudam Ou O Açúcar ...



... Vai pesar mais. Nos nossos bolsos, - claro.
Quer saber a razão? Ora leia :

A imposição da Comissão Europeia para proteger a indústria da beterraba obriga a comprar cana de açúcar apenas a determinados países, principalmente ACP (África, Caraíbas e Pacífico) e PMA (Países Menos Avançados), sem pagamento de tarifas. No entanto, esses países não produzem o suficiente para alimentar as refinarias europeias. Como resultado, as refinarias tiveram que importar pagando taxas muito elevadas. Consequência: o preço do açúcar na União Europeia aumentou cerca de 50%


O problema está essencialmente focado em Inglaterra e Portugal, onde existem as maiores unidades de refinação de açúcar da Europa, o que já levou a diversas tomadas de posição por parte da European Sugar Refineries Association (ESRA).

Caso a Comissão Europeia não altere as regras atualmente em vigor, “as três unidades de refinação nacionais, que abastecem por completo o mercado nacional e exportam, podem tornar-se inviáveis e a solução passará pela total importação do produto final, ou pela reintrodução da indústria da beterraba que em tempos foi substituída porque não era rentável”, afirma Francisco Avillez, presidente da Associação de Refinadores de Açúcar Portugueses (ARAP).

Assim sendo, ou as regras mudam, ou o açúcar começa a balançar, melhor dizendo, a pesar mais, nas nossas bolsas, claro.

Sem comentários: