sexta-feira, 3 de abril de 2015

A Iluminação Artificial Pode Estar A Deixar-nos Doentes. Especial Atenção Para As Lâmpadas LEDs

Insectos colectados pela equipe durante as experiências com lâmpadas de LED
Há uma preocupação crescente de que a iluminação artificial possa estar a deixar-nos doentes.
E parece que as lâmpadas mais modernas, à base de LEDs, também são mais eficientes na sua capacidade em atrair insectos.

Pelo que mostram os primeiros estudos na área, as lâmpadas mais modernas podem ser verdadeiros "ímanes para insectos causadores de doenças".
Isto significa que o tipo de lâmpada que você usa na sua casa pode realmente aumentar o risco de sua família contrair doenças transmitidas por vectores como a leishmaniose, malária, Chagas, dengue e outras.

O problema é, mais uma vez, a qualidade da luz emitida, particularmente alguns comprimentos de onda reconhecidos pelo olho humano como azuis - tonalidades de azul - mas muito atraentes para os insectos.

Travis Longcore e sua equipe da Universidade do Sul da Califórnia (EUA) revelam que o que mais importa não é o quão brilhante é a lâmpada, mas quais os comprimentos de onda - a cor - que ela emite.

Um projecto de pesquisa em conjunto com engenheiros da Philips (Holanda) a equipa já está a tentar reduzir o número de insectos que as lâmpadas de LED atraem.
Os primeiros protótipos já estão prontos, e foram comparados com lâmpadas de LED comerciais, lâmpadas florescentes compactas e um controle sem lâmpada.
Por enquanto, as lâmpadas ajustadas conseguiram reduzir a atracção de insectos em apenas 20%.

Sem comentários: