sábado, 30 de abril de 2016

Fica A Sugestão - Se As Sondagens O Exigirem

Tempos houve em que o ministro da Educação considerava os exames uma violência sobre as crianças. Agora, parece que o próprio Tiago Brandão Rodrigues está disposto a submeter-se à tortura: trimestralmente, os sindicatos acampam na 5 de Outubro.

Tudo com o propósito de ‘avaliar’ as políticas em curso e, quem sabe, chumbar o ministro por indecente e má figura. Há quem veja no gesto do ministro uma submissão abjecta ao poder da rua. Não creio.

Se o governo, desde o primeiro dia, está em campanha eleitoral para eleições a médio prazo, seria uma falha imperdoável esquecer a maior classe profissional do país e todas as reivindicações possíveis ou imaginárias.

Claro que, para que o quadro fosse perfeito, o senhor ministro devia entregar as rédeas da Educação ao Sr. Mário Nogueira, remetendo-se apenas a um papel decorativo. Fica a sugestão – se as sondagens o exigirem.

João Pereira Coutinho, CM

Nem mais - está tudo dito. 

Consequência Do Protesto Dos Táxis : Subida Significativa Dos Downloads Da Aplicação Dos Serviços Da Uber E Regresso Às Negociações Com O Governo

Além do efeito desejado - chegar à fala com responsáveis políticos e do governo -, o protesto de ontem dos táxis teve a consequência indireta de aumentar o protagonismo da Uber, precisamente o alvo de toda a ira do setor. Ao longo da manhã de ontem, confirmou ao DN um dos motoristas da plataforma (ver entrevista), o volume de pedidos de serviço s Uber subiu significativamente. E a aplicação desta plataforma acabou por ser a segunda mais descarregada ao longo do dia na app store.
Os responsáveis da Uber recusaram divulgar os dados dos pedidos de deslocações de ontem no seu portal, preferindo cingir-se a uma declaração focada nos protestos, que disseram "respeitar", e nas agressões de que terão sido alvo alguns dos motoristas ao seu serviço, no Porto, perante as quais reclamaram que as autoridades "garantam a segurança de utilizadores, motoristas e do público em geral". (DN)

As pessoas não andam a dormir, logo - a preferência por um serviço  muito melhor em todos os aspectos com distinção para  a educação e cuidados prestativos no trato dos utilizadores dos serviços. 

Boa Noite !


« Sonhe, planei, tenha fé no amanhã. Mas, sobretudo, viva o hoje!»

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Saída De Lisboa Hoje ...

Aparente Serenidade ...

É Conhecimento À Prova De Tempo (5)

... E A Ciência Moderna Comprova

5 - Massagem que cria laços

As mães indianas descobriram há milénios que o toque e o calor das mãos, toda aquela energia poderosa transmitida aos seus bebés, é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano. Eles choravam com cólicas ou a reclamar atenção? As mães massajavam-nos. Regular o sono? Eliminar tensões? Mais massagens. A elas, bastava-lhes a intuição para constatarem os benefícios da Shantala nos filhos, sem desconfiarem que o Ocidente moderno validaria aquele conhecimento empírico que praticavam sem vacilar. «Sim, os bebés têm necessidade de leite, mas muito mais de serem amados e receberem carinho. De serem embalados, acariciados, pegados ao colo e massajados», confirma o médico francês Frédérick Leboyer depois de na década de 60, a visitar a Índia, ter conhecido e documentado uma mãe – Shantala – sentada no chão a massajar o filho sobre as pernas. Além de se aprofundar o vínculo afectivo entre pais e bebés, diversas pesquisas atestam um reforço da imunidade da criança, melhoria do sono, da circulação e do desenvolvimento psicomotor, aumento saudável do peso, alívio de cólicas, redução de stress e aumento da autoestima.

Como Escapar À Marcha Lenta De Protesto Dos Taxistas


O trajecto dos taxistas em Lisboa é o seguinte: Parque das Nações – Av. D. João II, Av. João Pinto Ribeiro (Moscavide), Praça José Queiroz, em direcção à Av. de Berlim, passagem pelo Aeroporto de Lisboa e Rotunda do Relógio, Av.ª Almirante Gago Coutinho, Av.ª Estados Unidos da América, Entrecampos, Av.ª das Forças Armadas (IMT), Av.ª 5 de Outubro, Av.ª da República, Saldanha, Praça Marquês do Pombal, Avenida da Liberdade, Restauradores, Rossio, Rua do Ouro, Avenida 24 de Julho, Avenida Dom Carlos I – Assembleia da República.

Aqui pode consultar o mapa interactivo para que fique a saber quais pontos da cidade que deve evitar durante a marcha lenta dos taxistas contra a Uber.

E os portugueses o que pensam desta situação? - Num inquérito realizado pela Eurosondagem entre os dias 25 e 27 de Abril, 72,3% dos lisboetas e portuenses defendem a Uber em Portugal e apenas 9% se opõem. ( J Negócios)

Guarde Apenas O Que Tem De Ser Guardado ...

«Todo dia é uma ocasião especial. Guarde apenas o que tem que ser guardado: lembranças, sorrisos, poemas, cheiros, saudades, momentos.»

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Contra O Consensualismo

A exigência de entendimentos entre governo e oposição vai manifestamente contra o requisito democrático de diferenciação das políticas e ignora a crítica popular de que os “governos são todos iguais".

Contra o consensualismo, Vital Moreira   

Acaso ...


« O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.»

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Notícias Soltas ...

Cata ... Cata ... Catavento !


Vou Cantando!
Vou Sorrindo!
Vou Pulando!
Vou Dizendo...
Cata... Cata... Catavento!
Cata... Cata... Catavento!

Gérson Alves

Esta É A Frase ...

Portugal tem sido uma cobaia das novas regras para bancos falhados. Estimular a procura com dívida é como "cavar um buraco para sair do buraco".

Vítor Bento, OBS   

Passei O Dia Ouvindo O Que O Mar Dizia ...


Chorámos, rimos, cantámos.

Fallou-me do seu destino,
Do seu fado...

Depois, para se alegrar,
Ergueu-se, e bailando, e rindo,
Poz-se a cantar
Um canto molhádo e lindo.

O seu halito perfuma,
E o seu perfume faz mal!

Deserto de aguas sem fim.

Ó sepultura da minha raça
Quando me guardas a mim?...

Elle afastou-se calado;
Eu afastei-me mais triste,
Mais doente, mais cansado...

Ao longe o Sol na agonia
De rôxo as aguas tingia.

«Voz do mar, mysteriosa;
Voz do amôr e da verdade!
- Ó voz moribunda e dôce
Da minha grande Saudade!
Voz amarga de quem fica,
Trémula voz de quem parte...»
. . . . . . . . . . . . . . . .

E os poetas a cantar
São echos da voz do mar!

António Botto

terça-feira, 26 de abril de 2016

Défice Aumenta Face A 2015 ...

... 108 milhões

O défice orçamental português no primeiro trimestre fixou-se nos 824 milhões de euros, refere uma nota do Ministério das Finanças. Esse valor representa um agravamento de 108 milhões face ao mesmo período de 2015.

A degradação do saldo das Administrações Públicas veio de um crescimento de 0,2% da receita e de 0,8% da despesa. Segundo o Governo, este segundo movimento deveu-se ao "pagamento, pela primeira vez em 2016, de juros referentes à emissão de obrigações de Fevereiro de 2015", acrescentando que a despesa primária caiu 206 milhões.

Quanto à receita, registou-se um aumento das contribuições sociais em paralelo com uma diminuição da receita fiscal. Quanto ao segundo indicador, o Ministério das Finanças aponta que ele está influenciado pelos reembolsos. ( notícia em actualização)

O "Essencial" Neste Momento ...

"Unamo-nos no essencial", pediu o presidente. Mas enquanto a nossa respiração financeira depender da máquina europeia, estaremos “unidos no essencial”: a austeridade.

É esse, talvez, o “essencial”: neste momento, Portugal não tem meios, nem para ser liberal, nem para ser socialista. Os liberais não podem cortar impostos a fim de libertar os cidadãos dos constrangimentos fiscais, nem os socialistas podem “investir” a fim de acumular recursos no Estado. No Portugal de hoje, qualquer arrebatamento liberal ou qualquer obstinação socialista gerariam imediatamente um défice orçamental que seria impossível de financiar nos mercados internacionais. Por isso, vimos, entre 2011 e 2015, um governo acusado de “liberal” a proceder a um “enorme aumento de impostos”, e vemos agora outro governo, orgulhoso do seu “socialismo”, a preparar discretamente “cativações” para o que der e vier. Enquanto a nossa respiração financeira depender da máquina europeia, estaremos todos muito “unidos no essencial”: a austeridade.

Excertos do artigo de Rui Ramos, Observador  

Busca ...



Um passo a mais para nos perdermos e reencontramo-nos.

Francis Ponge 

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Esta É A Frase ...

 "Muito se finge neste país para passar a ideia de que tudo está normal!"

Paula Teixeira da Cruz 

Verdade ...


A porta da verdade estava aberta, 
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.

Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.

E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os dois meios perfis não coincidiam.

Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram a um lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos. 

diferentes uma da outra.

Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
As duas eram totalmente belas.
Mas carecia optar. Cada um optou conforme
seu capricho, sua ilusão, sua miopia.

Era dividida em duas metades,

Carlos Drummond de Andrade

domingo, 24 de abril de 2016

Raramente, na História Recente de Portugal, Se Chegou A Um Ponto Como Este De Mentira e Calúnia!

O que se passa com os dirigentes políticos portugueses? Raramente, na história recente de Portugal, se chegou a um ponto como este, de mentira e calúnia! 

Nem durante a revolução de 1975! O que se disse e fez a propósito do BPN, do BPP, do BCP, do BES, do BANIF e agora do BPI, ultrapassa o conhecido e o tolerável. Foram acusados de mentirosos um presidente da República, três primeiros-ministros, outros tantos ministros das Finanças, o governador do Banco de Portugal e o vice-presidente do Banco Central Europeu, além de comissários europeus, de banqueiros e bancários. Quanto a deputados, estamos conversados: parlamentares de todos os grupos acusaram e foram acusados de mentirosos.

O problema não é só de boas maneiras. É também de informação aos cidadãos e de punição dos mentirosos. Mas temos a infeliz certeza de que a política castiga mal a mentira. Tem sido possível mentir na praça pública e ficar impune. Pior: é possível mentir numa comissão de inquérito e nada acontecer.

O perjúrio em Portugal é tolerado. Ou mesmo louvado. Um conhecido advogado afirmou um dia em público que o "dever de qualquer advogado era o de mentir para defender o seu cliente". Ninguém, na magistratura, na Ordem, no Parlamento ou na universidade reagiu. Na política, não se pensa muito diferente. O êxito político justifica tudo. Desculpa a mentira e o perjúrio.

A impunidade é, entre nós, uma regra de comportamento. Um modo de vida. Com os conhecidos desastres dos bancos, ficam impunes os desmandos dos políticos e dos banqueiros.
Mas a mentira mata! Sobretudo as vítimas. Os cidadãos

Excertos do artigo de António Barreto, hoje no DN 

sábado, 23 de abril de 2016

A Técnica CRISPR/Cas9 Para Cortar E Colar Porções De Genes Volta A Ser Falada Pela Possibilidade De Modificar Bases Específicas Do Código Genético

Os investigadores conseguiram, não só cortar pedaços indiscriminados, mas modificar "letras" específicas do código genético. Os resultados foram publicados esta quarta-feira na revista científica Nature.

Se a alteração de uma única "letra" destas "frases" genéticas pode causar uma doença grave, um método que corrija apenas esse erro poderá, no futuro, ajudar a tratar essas doenças.

Cortar apenas a porção com defeito parece lógico, mas até agora a técnica CRISPR/Cas9 não o permitia. A equipa de David Liu, investigador na Universidade de Harvard, conseguiu modificar a proteína Cas9 de maneira a que fizesse cortes mais precisos, mas por enquanto só consegue alterar duas "letras do alfabeto" genético (que tem quatro).

Por enquanto a experiência foi apenas realizado em células de rato cultivadas em laboratório. Primeiro, os investigadores induziram uma mutação, depois, corrigiram-na.

Um dos genes testados foi o da apoliproteína-E. A variante E4 do gene, que aumenta o risco de Alzheimer, tem uma alteração numa única "letra" do ADN em relação à variante E3. Os investigadores conseguiram corrigir esse erro.

Fonte: Observador

É Conhecimento À Prova De Tempo

… E a ciência moderna comprova.

4 - Yoga entre o céu e a terra

São bíblias da prática clássica hindu as obras Yoga Sûtra (sistematizado por Patañjali no século III) e o Hatha Yoga Pradípiká de Svātmārāma, mas escrituras sagradas referem o yoga ainda na era védica, quatro mil anos antes de Cristo. E a verdade é que os cientistas atuais não têm nenhuma vontade de lhes chamar loucos, à luz do que vão descobrindo tanto tempo depois. O yoga opera mudanças no sistema nervoso simpático, diminuindo a resposta natural do corpo ao stress; aumenta os níveis de dopamina, serotonina e ácido gama-aminobutírico (três neurotransmissores usados em ansiolíticos e antidepressivos); atua sobre o sistema parassimpático, que permite ao corpo restaurar-se após picos nervosos; fortalece as funções do coração e do cérebro; alivia a dor crónica das costas; melhora os sistemas hormonal, imunológico e a saúde em geral. Stephen Cope, fundador do Kripalu Institute for Extraordinary Living, Massachusetts, sublinha ainda o facto de oferecer treino de atenção e raciocínio, sincronizando mente e corpo. «Ramakrishna diz que o objetivo da vida humana é encontrar Deus cara a cara, mas a magia é esta: se saborearmos o mundo, o corpo, encontrá-lo-emos.»

Esta É A Frase ...

Já se sabe o que aconteceu a Cavaco. Tanto quis gerir a voz, que acabou por sair mudo e calado. Esse problema não terá Marcelo, certamente, embora exista outro perigo. Quanto mais se fala, maior é o risco de se começar a não dizer nada.

Miguel Conde Coutinho,JN

Quem Desiste Não As Vê ...


"No mesmo instante em que recebemos pedras no nosso caminho, flores estão sendo plantadas mais longe. Quem desiste não as vê."

William Shakespeare  

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Site Inglês Descreve Alentejo Como Uma Loucura de Beleza






Mais imagens aqui

Saiba O Que Diz O Conselho Das Finanças Públicas Sobre As Previsões Do Governo No Programa De Estabilidade

As previsões do Governo no Programa de Estabilidade são optimistas e contêm riscos que podem levar à derrapagem nas metas do défice, considera o Conselho das Finanças Públicas, defendendo ainda que a instabilidade na banca é um risco para a economia ao qual o Governo não pode fechar os olhos. (saiba mais aqui)

Ninguém Será Jamais Dono De Coisa Alguma ...

... A partir de agora, depois de pagarmos o que adquirimos (nós ou os nossos pais), não uma vez mas várias, só faltava esta * - Penso que não foi o caminho que os portugueses escolheram através do voto expresso - então se ainda resta um pouco de consciência democrática ao Governo deve utilizar o voto para saber qual a vontade dos portugueses - continuarmos a caminhar para um Estado completamente estatizado (amarrado) ou prosseguirmos a via democrática ( aberta e mais livre).

*O OE para 2016 reduziu a taxa máxima de IMI aplicável pelos municípios, reduzindo o esforço máximo suportado pelas famílias. Nos termos do Programa do Governo, será introduzido um mecanismo de progressividade na tributação directa do património imobiliário, tendo por referência o património imobiliário global detido. Este redesenho da tributação direta deve ainda conter mecanismos que incentive a utilização produtiva do solo e o arrendamento da propriedade imobiliária, nomeadamente da habitação. ( Fonte: Expresso)

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Prince (1959-2016)

A imprensa internacional avança esta quinta-feira que o artista Prince morreu de manhã. O músico de 57 anos morreu em casa.

Neste Dia Em Que Centenas De Milhares De Funcionários Públicos Vão Poder Usufruir De Mais Uma Reversão No Corte De Salários ...


Segundo os números mais recentes da Pordata, existem em Portugal mais de 3,6 milhões de pensionistas. Mais de 650 mil funcionários públicos. Outros tantos desempregados. Perto de 300 mil beneficiários do rendimento social de inserção. Somando estes quatro números deparamo-nos com 5,2 milhões de pessoas. E se a estes 5,2 milhões somarmos filhos menores e familiares dependentes, ultrapassamos facilmente os 6 milhões que Medina Carreira costuma citar com regularidade. Fixem bem o número, porque ele é o mais importante para explicar Portugal e a sua paralisia: num país com 10 milhões de habitantes, pelo menos 6 milhões beneficiam de transferências directas do Estado central. (...)


Nas últimas legislativas, PS, Bloco e PCP obtiveram cerca de 2,75 milhões de votos, com uma abstenção de 45%. Se distribuirmos os abstencionistas, chegamos aos 4 milhões. O que significa – e essa, sim, é a surpresa – que ainda há pelo menos 1,2 milhões de funcionários públicos, de reformados, de desempregados que, após quatro anos de cortes violentos, preferiram abster-se ou votar na direita, mesmo que a promessa que lhes estava a ser feita fosse uma reversão muito mais lenta dos seus salários e das suas reformas. É por isso que esses homens e essas mulheres são os meus heróis. E é por isso que no dia em que o seu ordenado reaparece com mais uns euros que eles sabem que o país não sabe como pagar, eu lhes tiro o meu chapéu.(...)

Neste dia em que centenas de milhares de funcionários públicos vão poder usufruir de mais uma reversão no corte de salários que lhe foi aplicado pelo anterior governo, eu gostava de prestar a minha homenagem pública a todos os professores, todos os médicos, todos os juízes, todos os polícias, todos os militares, todos os reformados que em Outubro votaram na coligação PSD-CDS, mesmo sabendo que a esquerda unida lhes prometia mais dinheiro caso vencesse as eleições. Todas essas pessoas, e foram muitas, votaram contra o seu interesse próprio em nome do interesse do país – são os meus heróis.   (Público)

Rebeldia ...



Sendo que a vida humana é dominação organizada, e o princípio da realidade é adaptação a essa mesma dominação - há a rebeldia como actividade nobre.

Agustina Bessa-Luís 

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Romaria Entre Moita e Viana Do Alentejo Partiu Hoje De Manhã

... E termina no domingo com missa campal no Santuário de Nossa Senhora d'Aires.

Centenas de romeiros percorrem cerca de 150 km entre os concelhos da Moita e Viana do Castelo.A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo vai este ano decorrer entre 21 e 25 de Abril, e os preparativos decorrem a bom ritmo.
Esta romaria surgiu pela primeira vez no ano de 2001 e pretendeu recuperar uma tradição antiga, abandonada há mais de 70 anos, quando os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, para pedir protecção para o gado e boas colheitas.
A romaria ocorre no quarto fim-de-semana de Abril e junta centenas de participantes oriundos de vários pontos do País e até mesmo do estrangeiro. Alguns vêem pela fé, outros pelo ambiente ímpar que vivem entre si. (continuar a ler aqui)

Esta É A Frase ...

Não é novidade: a ganância – a doença dos mercados que contagiou os políticos, deu cabo da reputação do capitalismo e ameaça a democracia – esteve sempre inscrita no código da natureza humana.
Este bicho capaz de farejar as maiores fraquezas nos mais insuspeitos impolutos sabe sempre como se alojar naquele trágico momento em que alguém soçobra e se deslumbra com o poder sobre os outros, seja esse domínio de natureza ...

Raul Vaz, J negócios 

Preço / Valor ...



As pessoas hoje conhecem o preço de tudo e o valor de nada.

Oscar Wilde

terça-feira, 19 de abril de 2016

Risco De Incumprimento ...

O vice-presidente da Comissão Europeia reafirma que os planos do Governo implicam “um risco de incumprimento” com Bruxelas e assegura que um eventual alargamento do prazo para o cumprimento do défice apenas será discutido após a entrega do Plano de Estabilidade e Crescimento .

Fonte: Expresso 

Não Somos A Irlanda! Não Somos A Espanha! Somos Cada Vez Mais ...

... A Grécia 

O caminho que Costa traçou e está a percorrer (já foi experimentado), e só tem um desfecho - desequilíbrio, queda, maior instabilidade, empobrecimento. Os alicerces criados estão a ser corroídos e a pouco e pouco o perigo aproxima-se.

Os funcionários públicos com salários acima de 1.500 euros vão voltar a ver a sua remuneração subir, pela segunda vez este ano.

A subida do salário mínimo nacional (SMN) piora o nível de desemprego de longa duração, defende a Comissão Europeia (CE) na terceira avaliação do pós-programa de ajustamento.

A CE exige o equivalente a mais 0,4% do PIB (potencial) em cortes permanentes no défice público (estrutural). A equipa de avaliadores mostra muitas dúvidas relativamente a medidas como os "ganhos de eficiência" na despesa, redução da semana de trabalho dos funcionários para 35 horas, devolução da sobretaxa e dos cortes de salários e pensões e pede ao executivo que as reverta.

Continuar a ler aqui.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Notícias Soltas ...

Esta É A Frase ...

A violência de Catarina Martins para com o primeiro-ministro no debate de sexta-feira não significa (já) a ruptura da espécie de coligação que apoia o governo. Mas foi um sinal inequívoco de que a quadratura do círculo em que esta fórmula governativa apostou - "respeitar integralmente os compromissos europeus" e ter o apoio do Bloco e do PCP - tem riscos desmesurados que estão cada vez mais à vista.

Ana Sá Lopes, Ji  

Abraço Entre A Lua E Mercúrio Sobre Lisboa ...

...  Encanta a NASA

Todos os dias a NASA destaca uma imagem alusiva ao espaço - a Astronomy Picture of the Day – na sua página da Internet. E, na sexta-feira, foi a fotografia de um português, Miguel Claro, que se mostrou surpreendido por ter, pela segunda vez, estas honras de primeira página.
“Inacreditavelmente, a NASA voltou a destacar ontem, dia 15 de abril, como Astronomy Picture of the Day no site APOD, uma foto que captei no passado dia 8 de abril, acima da Capital Lisboeta”, afirma o fotógrafo português Miguel Claro.

Nada como a explicação do próprio sobre aquilo que podemos contemplar: "É possível ver a Lua Crescente no Perigeu (ponto mais próximo da Terra) permitindo assim tornar visível um forte Earthshine, alinhado a 6º de distância do planeta Mercúrio, numa das raras aparições que faz ao longo do ano, por se encontrar muito próximo do Sol”.

Fonte: TVI24 

domingo, 17 de abril de 2016

Brasil : Impeachment - Sim Ou Não



São necessários 342 votos favoráveis em 513 para que o pedido avance. Ausência de nove deputados assusta grupo pró-impeachment.

Live - Acompanhe aqui.
Ao vivo - Link Record News 

É Tarde Para Sacudir A Água Do Capote ....

O labirinto das relações difíceis entre os accionistas do BPI transferiu-se para o Governo e para o Presidente da República. António Costa já veio afirmar que o tema, agora, transcende a sua capacidade de intervenção.

É tarde para sacudir a água do capote. Se o banco se vir forçado a suportar as coimas que o BCE prometeu, o assunto deixou de estar na mera esfera das relações entre um regulador e um regulado. Aterrou em cima da secretária do primeiro-ministro, por iniciativa própria, e transformou-se num fardo que lhe vai pesar sobre os ombros, quer queira, quer não.

É o que sucede quando se quer ser dono disto tudo, mas sem medir o alcance das potenciais consequências.

Excerto do artigo 'Ser dono disto tudo não é um mar de rosas' de João Cãndido Silva

Incerteza ...


Incerteza, oh, que deleite
Vós e eu nos vamos  
Como se vão os caranguejos, 
para trás, para trás.

GA  

sábado, 16 de abril de 2016

É Conhecimento À Prova De Tempo ... (3)

… E a ciência moderna comprova.

3 - O milagre da respiração



Segundo o Hatha Yoga Pradípiká, um guia clássico para a prática avançada de hatha yoga (método tântrico com raízes na Índia antiga que ganhou especial força a partir do século IX), a respiração é um fenómeno tão complexo que merece ser dividido em oito tipos de expansão e controlo: as retenções ou kúmbhaka. O texto do século XIV sugere que estas despertariam o poder psíquico latente no ser humano, kundaliní shaktí, e explica que enquanto a respiração (prána) for irregular, a mente permanece instável. Pelo contrário, uma vez dominada a respiração – cada movimento de inspiração e expiração, as pausas, o ar a passar na barriga, peito e narinas –, os yogis estavam aptos a controlar o funcionamento interno do corpo e a desenvolver novas capacidades mentais. Por norma respiramos mal, de forma automática e inconsciente, sem nos preocupamos devidamente com isso, avisam os especialistas que hoje se debruçam sobre o tema. Investigadores da Universidade Stanford (EUA), por exemplo, relacionam exercícios respiratórios com o controlo da dor crónica recorrendo a menos medicação.

Desânimo ...

Num desânimo, eu me confundo com a tempestade que está por chegar e portanto a sinto expandir-se, percorrendo muitos lugares uns perto outros mais distantes, podendo ser vista por todos, sem que possamos fazer nada - pois a culpa quase sempre morre solteira. Esse é o meu vazio e também o hiato que cobre muitos cidadãos deste e de muitos outros países.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Mais Um Em Desequilíbrio - Cai, Não Cai ?

O “embaixador” Castro Mendes, novo ministro da Cultura, que tomou posse esta quinta-feira, afinal não é embaixador. Um acórdão do Supremo Tribunal Administrativo (STA), datado de 2013, anulou a promoção que ocorreu ainda no Governo de José Sócrates, alegando falta de fundamentação.

JN

Sempre que há 'borrasca' , aparece sempre uma qualquer ligação ao mesmo nome - Sócrates. 

Boa Noite !



Dê volta à vida e a todos os seus tumultos...  Nada como um dia após o outro e uma óptima noite de sono... Vivendo e aprendendo sempre.

JB 

quinta-feira, 14 de abril de 2016

A Geringonça Anda Cada Vez Mais Aos Arrepios ...

E agora mais esta:

O PSD acusa o ministro das Finanças de prestar "um depoimento falso" na comissão de inquérito do Banif sobre o seu papel na venda ao Santander Totta, e vai requerer o regresso do governante à comissão.

Email revela que Centeno e Constâncio "provavelmente concertados" pediram ao BCE para aceitar "entrega do Banif ao Santander"

Se isto se provar o que poderá ou deverá acontecer à já enferma Gerigonça ?

Já agora mais um acréscimo: BE muda uma vírgula no projecto das incompatibilidades e apanha Lacerda Machado

De Novo O Carimbo: 'Mon Ami'



É só mais um: 'Negócios de amigo de Costa com o Estado'



Só Nos Pertence O Gesto Que Fizemos ...


Só nos pertence o gesto que fizemos 
não o fazê-lo como, iludida, 
a divindade que em nós já trouxemos 
supõe errada (e não) por convencida. 

Porque o traçado nosso em breve cessa, 
para que outro o recomece e não progrida; 
que um gesto em ser gesto real se meça, 
não está em nós fazê-lo, mas na Vida. 

Assim o nada a sagra quando finda 
porque o que é, só é o não ainda. 


Vergílio Ferreira