sábado, 23 de abril de 2016

A Técnica CRISPR/Cas9 Para Cortar E Colar Porções De Genes Volta A Ser Falada Pela Possibilidade De Modificar Bases Específicas Do Código Genético

Os investigadores conseguiram, não só cortar pedaços indiscriminados, mas modificar "letras" específicas do código genético. Os resultados foram publicados esta quarta-feira na revista científica Nature.

Se a alteração de uma única "letra" destas "frases" genéticas pode causar uma doença grave, um método que corrija apenas esse erro poderá, no futuro, ajudar a tratar essas doenças.

Cortar apenas a porção com defeito parece lógico, mas até agora a técnica CRISPR/Cas9 não o permitia. A equipa de David Liu, investigador na Universidade de Harvard, conseguiu modificar a proteína Cas9 de maneira a que fizesse cortes mais precisos, mas por enquanto só consegue alterar duas "letras do alfabeto" genético (que tem quatro).

Por enquanto a experiência foi apenas realizado em células de rato cultivadas em laboratório. Primeiro, os investigadores induziram uma mutação, depois, corrigiram-na.

Um dos genes testados foi o da apoliproteína-E. A variante E4 do gene, que aumenta o risco de Alzheimer, tem uma alteração numa única "letra" do ADN em relação à variante E3. Os investigadores conseguiram corrigir esse erro.

Fonte: Observador

Sem comentários: