quarta-feira, 27 de julho de 2016

Por Agora, - Multa Zero Para Portugal E Espanha

Após três horas de discussão, a Comissão Europeia decidiu nesta quarta-feira não impor multas a Portugal e Espanha pelo incumprimento das metas do défice público de 2015, de acordo com informação adiantada pelo jornal El Pais. Bruxelas vai, contudo, exigir objectivos mais exigentes para os próximos anos.

A decisão do colégio de comissários representa um volte face de última hora, já que as informações mais recentes davam conta da aplicação de sanções, embora mais reduzidas do que aquelas que estavam previstas inicialmente, na ordem de 0,01% a 0,05% do produto interno bruto de cada um dos países ibéricos, nível mais baixo do que os 0,2% que se antecipavam quando do início do processo. A recomendação do órgão executivo da União Europeia será, agora, avaliada pelos ministros das Finanças no prazo de dez dias, numa reunião do Ecofin.

Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião, Valdis Dombrivskis, vice-presidente da Comissão, reconheceu que Portugal e Espanha fizeram esforços para corrigir os défices públicos durante os últimos anos e que enfrentam problemas em frentes como o desemprego. “Espanha e Portugal ainda enfrentam desafios importantes” e os “dois países reafirmaram o compromisso de corrigir os desequilíbrios orçamentais”. A Comissão vai fixar um novo calendário de ajustamento dos défices.

Fonte: OBSR

Sem comentários: