sábado, 30 de junho de 2018

Notícias Soltas

*França vence Argentina em jogo de loucos. Se Portugal bater o Uruguai, vai voltar a jogar com os franceses


A Fronteira Final Da Privacidade

Alguns cientistas dizem que já conseguem "ler a mente", enquanto outros vão além e alegam que estão próximos de compartilhar pensamentos.
[Imagem: New Scientist]
A privacidade final

Embora você esteja cercado pela tecnologia e provavelmente esteja ciente dos riscos que essa tecnologia representa para sua privacidade, também sabe que você possui seu próprio firewall intransponível, que nenhum hacker consegue penetrar: o seu cérebro.
A menos que escolha compartilhar os seus pensamentos, eles permanecerão sempre privados.
Mas por quanto mais tempo? 

Cada vez mais, uma combinação de escaneamento cerebral e inteligência artificial está a abrir a caixa preta do nosso cérebro, reunindo sinais neurais e a engenharia reversa para recriar pensamentos básicos. Por enquanto, essa tecnologia está limitada à visão - mostrando se você está a olhar para A ou para B a partir de sua atividade cerebral - mas, em princípio, não há razão para que o conteúdo total de nossas mentes não possa futuramente ser revelado.
Desta forma, esta linha das pesquisas científicas no campo das neurociências inevitavelmente levanta medos sobre a invasão final da privacidade: a leitura da mente, ou dos pensamentos. Não é difícil imaginar algum tipo de dispositivo que possa simplesmente ser apontado para a cabeça de alguém para extrair seus pensamentos.
longe da praticidade

Se não é difícil de imaginar essa tecnologia, por outro lado é extremamente difícil torná-la prática. Hoje, a parte da varredura do cérebro é feita por ressonância magnética funcional (fMRI). Isso requer um equipamento extremamente grande e caro e, fundamentalmente, o consentimento total do "cérebro" que está sendo escaneado.
Mas a fMRI ainda é um dispositivo bastante grosseiro para leitura mental.
Há outras técnicas de imageamento cerebral, mas nenhuma pode ser facilmente transformada em um dispositivo portátil discreto o suficiente para ser usado sem o consentimento da pessoa. O mais simples, o eletroencefalograma (EEG), tem que ser colocado como um boné ou capacete e é lastimavelmente impreciso. O lado inteligência artificial da equação pode virar o jogo: com treino suficiente, talvez esses programas possam aprender a extrair sinais úteis de um traço de EEG cheio de ruído.

Leitura da mente

Mesmo hoje, uma combinação de fMRI e inteligência artificial poderia ser desenvolvida para usos limitados, como acessar aos pensamentos de pacientes em um estado minimamente consciente. Isso já é possível hoje até certo ponto, e já é controverso.
Da mesma forma, pode ser possível desenvolver testes semelhantes a polígrafos para pessoas acusadas de crimes, para avaliar o que realmente sabem. Novamente, isso tem precedentes e é extremamente controverso. Uma década atrás, uma empresa com sede nos EUA, chamada Cephos, começou a vender varreduras de ressonância magnética funcional para os réus. Ao mesmo tempo, tribunais da Índia começaram a aceitar evidências de uma técnica de varredura cerebral extremamente controversa, chamada análise de assinatura de oscilação elétrica cerebral (BEOS).
A Cephos parou de vender as varreduras em 2010, depois que um tribunal decidiu que a tecnologia não era aceitável, mas outras empresas começaram a oferecer coisas semelhantes; e as varreduras cerebrais BEOS ainda estão sendo usadas no sistema jurídico indiano.

Assim, ainda que a leitura mental para vigilância em massa não esteja à vista num futuro próximo, mesmo as aplicações limitadas são preocupantes. Esta é uma caixa preta sobre a qual a sociedade deve pensar muito, ponderando se irá permitir que seus cientistas trabalhem em sua abertura.

Fonte: DS

Sombras E Luzes

A vida é um caminho de sombras e luzes. O importante é que se saiba vitalizar as sombras e aproveitar a luz.


Henri Bergson 

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Notícias Soltas (act.)

*Migrantes. Novo acordo europeu prevê regime voluntário de acolhimento

*Ensino Superior. Partidos acusam ministro de falhar o combate à precariedade

*União Europeia chega a acordo para avançar com sistema europeu de garantia de depósitos

A Reposição Da Fronteira Externa Da UE Não É Uma Opção, É Um Requisito De Sobrevivência

A ligação entre o abandono da defesa da fronteira e a manutenção da abolição de fronteiras internas traduz-se no segundo passo em direcção ao fim da UE. E não é preciso dar um terceiro passo, basta manter o statu quo.
A esmagadora maioria dos “refugiados” que chegam à UE são migrantes económicos, explorados por redes de traficantes de seres humanos que são ajudadas pela indústria do feel good a cavalo entre as ONG e as televisões.
A consequência da invasão permanente da fronteira externa da UE é o regresso ao nacionalismo exacerbado e o reforço da representação política dos partidários do regresso às fronteiras nacionais e do fim da UE.
A reposição da fronteira externa da UE não é uma opção, é um requisito de sobrevivência. Tal implica fiscalização efectiva da fronteira externa, começando pelas águas do Mediterrâneo. E implica uma forte ajuda aos Estados falhados que albergam redes de traficantes (maxime Líbia), garantindo um controlo efectivo das respectivas fronteiras. E também a manutenção do apoio económico (e político, hélas!) à Turquia para que retenha os fluxos migratórios dos países circunvizinhos. A criação de condições de desenvolvimento nos países geradores de fluxos migratórios é um imperativo de sobrevivência da UE.
O direito de asilo está a ser alvo de abuso pelos migrantes económicos, pelas redes de traficantes de seres humanos e pelos populistas, a quem a incapacidade da UE para gerir os fluxos migratórios garante a chegada ao poder.
Se as dezenas de milhões de refugiados e migrantes económicos gerados pelos conflitos e pelo subdesenvolvimento que grassam na vizinhança da Europa entrarem pela fronteira externa, assistiremos ao regresso das fronteiras internas dentro da UE e à sua defesa com recurso à força. O regresso da guerra ao território europeu garantirá a igualdade entre os refugiados internos e os refugiados externos. Todos iguais, todos refugiados.
A reposição da fronteira externa da UE não é uma opção, é um requisito de sobrevivência.(ler artigo completo)

Amanhã ...



"Lembre-se, hoje é o amanhã sobre o qual você se preocupou ontem."


DC

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Notícias Soltas (act.)

*D. António Marto já é cardeal: “Parece que senti um peso que não tinha sentido antes”


Esta É A Frase

Sem identidade pessoal de grande lastro, não valerá a pena. E ainda mais não valerá a pena se, olhando para o lado, os aspirantes e desafiadores são tudo menos líderes agregadores, tão-só chefes de fação ou secção. Não se estranha, em consequência, que as desavenças, os dissensos e as derrotas internas se acumulem no PSD e no CDS – as desautorizações do grupo parlamentar com Fernando Negrão e os desaires do aparelho de Cristas nas contendas do Porto são apenas os sinais mais imediatos de que o futuro não deixará de ser crítico.

Ricardo Costa,  Ji 

Palpites ...


"Confie nos seus palpites. Eles baseiam-se geralmente em factos

arquivados exactamente abaixo do nível da consciência."

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Notícias Soltas

*Alemanha está fora do Mundial depois de perder por 2-0 com a Coreia do Sul. Não acontecia na fase de grupos desde 78

Esta É A Frase

O actual presidente do PSD não consegue imaginar outra vida para o partido senão no poder, e não vê outra maneira de chegar ao poder senão neutralizando o PSD como alternativa ao PS.

Rui Ramos, OBSR

Lisonja ...

"Nem o ódio nem a lisonja são cristais fiéis: adulteram a verdade; aquele das virtudes faz vícios, e esta, dos vícios, virtudes." 

Baltasar Gracián y Morales

terça-feira, 26 de junho de 2018

Notícias Soltas

*MAI diz que houve “mudança estrutural” no tratamento da violência na noite


Cuidados Continuados: Évora Vai Ter Voluntários De Perfil Elevado

A Fundação Eugénio de Almeida acaba de constituir uma Bolsa Dedicada de Voluntariado para apoio à Equipa de Cuidados Continuados Integrados 24 (ECCI24) de Évora. Para o efeito a Fundação Eugénio de Almeida e a Administração Regional de Saúde do Alentejo Central assinam um Protocolo de Colaboração no próximo dia 27 de junho, para a constituição de uma Bolsa Dedicada de Voluntariado para prestação de apoio aos utentes, familiares e cuidadores dos utentes do projeto piloto de âmbito nacional, denominado Equipa de Cuidados Continuados Integrados 24 (ECCI24).

A Equipa de Cuidados Continuados Integrados, iniciativa enquadrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados,  é composta por uma equipa multidisciplinar para a prestação de serviços domiciliários de cuidados médicos, de enfermagem, de reabilitação e de apoio social, ou outros, a pessoas em situação de dependência funcional, doença terminal ou em processo de convalescença, com rede de suporte social, cuja situação não requer internamento, mas que não podem deslocar -se de forma autónoma.
Os voluntários vão apoiar e acompanhar no domicílio, utentes, familiares e cuidadores dos utentes da ECCI24, contribuindo para o suporte e apoio emocional, propiciar o descanso de cuidadores, fazer companhia, conversação, com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes, familiares e cuidadores.
Na bolsa já estão 13 voluntários que concluiram em 2018 o Programa de Formação em Voluntariado para Apoio aos Cuidados Continuados.
O Protocolo a celebrar irá formalizar a colaboração já existente entre a ARS-AC e a Fundação Eugénio de Almeida para a constituição, capacitação, dinamização e gestão partilhada desta Bolsa Dedicada de Voluntários.
Segundo Henrique Sim-Sim, responsável pela área social daquela fundação, a Fundação Eugénio de Almeida com a equipa da ECCI, desenhou um Programa de Formação integrado, que inclui a formação básica de voluntariado e a formação técnica especifica para esta atividade voluntária, realizada em contexto domiciliário, para apoio emocional e de outra índole, aos familiares, cuidadores e utentes da ECCI24.
"Esta Bolsa é efetivamente distinta, pois deseja-se que exista um particular compromisso – de tempo e responsabilidade - com o projeto e com as equipas técnicas envolvidas, daí a formação ter sida lecionada pelos seus membros. Por último, apenas poderá exercer voluntariado neste projeto quem fizer esta formação especifica, que apenas se realizará duas vezes por ano", acrescentou.
Ainda segundo Henrique Sim-Sim o perfil de voluntário para este programa específico é o jovem adulto, a frequentar a universidade ou com estudos superiores nas áreas sociais e de saúde, a estudar ou residir em Évora, com disponibilidade para participar nas intervenções junto dos doentes e familiares da ECCI, através do Voluntariado, pelo menos 1 tarde por semana. Neste primeiro Curso, que terminou no final de Maio, participaram 13 voluntários e concluíram o mesmo com sucesso 10. Em breve, estes voluntários vão iniciar o apoio a alguns dos 20 utentes que estão a ser apoiados, também em fase piloto, pela ECCI24, esperando-se que esta metodologia possa ser objeto de avaliação, validação e depois replicação.

Fonte:TA

Diz Toda A Verdade


Diz toda a Verdade mas di-la tendenciosamente - 
O êxito está no Circuito 
É demasiado brilhante para o nosso enfermo Prazer 
A esplêndida surpresa da Verdade 

Como o Relâmpago se torna mais fácil para as Crianças 
Com uma amável explicação 
A Verdade deve ofuscar gradualmente 
Ou cada homem ficará cego - 

Emily Dickinson

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Notícias Soltas

*Harley Davidson deslocaliza produção para fugir à guerra comercial

*Franceses da Engie preparam oferta sobre a EDP Renováveis, avança a Bloomberg






Descoberto Fungo Capaz De Causar Mortalidade Significativa Na Processionária-do-pinheiro

Estudo internacional, que contou com a participação de investigadores do Instituto Superior de Agronomia, abriu portas a novas formas de combate à processionária: O fungo Metarhizium brunneum é capaz de provocar uma mortalidade significativa de ovos e larvas jovens de duas espécies de processionária-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa e Thaumetopoea wilkinsoni).
É esta a conclusão de um estudo internacional que contou com a participação do CEF - Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia. O artigo foi publicado online, este mês, na revista “Biocontrol Science and Technology” 

Durante a investigação foram conduzidos bioensaios para determinar a susceptibilidade dos ovos e larvas jovens daquelas duas espécies de lagarta do pinheiro a dois tipos do fungo entomopatogênico Metarhizium brunneum. A mortalidade dos ovos tratados por ambos variou entre 96% e 99%.  
Os investigadores acrescentam que nem toda a mortalidade foi causada por M.brunneum, uma vez que os grupos controle também sofreram mortalidade dos ovos devido a fungos saprófitas. Mesmo assim as larvas que nasceram em laboratório a partir de ovos tratados com M.brunneum foram mortas por este fungo, enquanto a mortalidade larval foi de 0% nos grupos controle.
As larvas jovens de ambas as espécies de processionária do pinheiro demonstraram ser também altamente suscetíveis a duas estirpes daquele fungo com uma taxa de mortalidade larval que variou entre 94% e 100%, 8 dias após a inoculação, sendo que a grande maioria das larvas morreram nos primeiros 2-4 dias.
A investigação abre portas a novas formas de combate à lagarta do pinheiro uma vez que a patogenicidade do fungo Metarhizium brunneum  para ovos e larvas jovens pode ser promissora para o controle biológico destas pragas de insectos.
Este estudo internacional contou com participação de três investigadores portugueses do ISA:
- Manuela Branco – CEF - Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia
- Hugo Gonçalves -  CEF - Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia
- Arlindo Lima – LEAF - Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem do Instituto Superior de Agronomia. 
António José Soares, Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia (via Naturlink) 

Instintos ...

"Os instintos são formas típicas de comportamento, e todas as vezes que nos deparamos com formas de reação que se repetem de maneira uniforme e regular, trata-se de um instinto, quer esteja associado a um motivo consciente ou não." 

Carl Gustav Jung 

domingo, 24 de junho de 2018

Notícias Soltas

*Rescisões, finanças, orçamento, futebol, modalidades: os dossiers que o Sporting tem para resolver a breve prazo


Esta É A Frase

Com liberdade, a desigualdade pode crescer. Certo. Mas com liberdade, pode a desigualdade ser corrigida. Sem liberdade, não. Pelo contrário, com igualdade, pode a liberdade desaparecer. E nascer a tirania. Quem cede em liberdade para obter a igualdade está no caminho do despotismo. Tal via dificilmente abre a porta a reformas. Quem cede em igualdade a fim de obter a liberdade corre o risco da injustiça, mas não reprime quem luta pela justiça social. A igualdade não gera a liberdade. Mas a liberdade pode gerar a igualdade.

António Barreto, DN

Quadras de São João


Ponho os olhos na cascata
Ponho os sonhos num balão
E a saudade que me mata
Eu ta dou, meu São João!


Carregam sonhos do povo.
Os balões que ardem no ar
Pondo no céu lume novo
Que brilha no nosso olhar.

sábado, 23 de junho de 2018

Notícias Soltas

*Este símbolo é uma mensagem política. E pode valer duras multas aos suíços





Esta É A Frase

«Quando não estão a pagar impostos ou a ver a CMTV, as vítimas vão tirar “selfies” com os carrascos e prometem-lhes devoção e votos. Os portugueses apreciam ser humilhados ou não percebem o que são?»

Alberto Gonçalves, OBSR 

Mistério ...

O mistério gera curiosidade e a curiosidade é a base do desejo humano para compreender.
Neil Armstrong