sábado, 13 de outubro de 2018

Furacão Leslie Está A Poucas Horas De Chegar Ao Continente. Alerta Em 13 Distritos Passou A Vermelho.

Furacão (o mais poderoso a atingir Portugal desde 1842) está a poucas horas de chegar ao continente. Alerta em 13 distritos passou a vermelho. Proteção Civil lança alertas para a população.

A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) está numa fase de preparação do dispositivo de todo o país, informou o comandante Luís Belo Costa, num briefing às 13h00. O vento, a agitação marítima e a precipitação são os fenómenos que mais preocupam a ANPC que aconselha a população a “evitar ao máximo andar na rua” — sobretudo no período entre as 23h00 e as 4h00 da manhã –, especialmente em zonas costeiras e arborizadas. Os ventos podem chegar aos 180/190 km/h, o que, a confirmar-se, será um máximo histórico em Portugal, segundo o IPMA.

O furacão Leslie vai atingir o território continental já como depressão pós-tropical, mas com ventos com “intensidades equivalentes a uma tempestade tropical”, com rajadas acima dos 130 Km/hora, mas que podem atingir máximos históricos de 180 a 190 km/hora — há uma probabilidade de 10% que tal aconteça. O Leslie deverá começar fazer-se sentir com mais intensidade na região da grande Lisboa a partir das 18h00 deste sábado, de acordo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


Os ventos mais intensos vão sentir-se na região centro e terão o seu pico entre as 21h00 e as 22h00, com rajadas na ordem dos 130 quilómetros. Deverá ser pelo litoral centro, entre Sines e Figueira da Foz, que o furacão irá entrar no continente.
Há uma possibilidade de 40% de que as rajadas sejam superiores a 145 km/hora e uma possibilidade de 10% de que a rajada possa ser superior os 180/190 km/hora nesta região centro, o que configuraria um máximo histórico”, disse à Lusa o meteorologista do IPMA, Nuno Moreira.
Treze dos 18 distritos do continente vão estar sob aviso vermelho devido à previsão de vento forte, indicou o IPMA. Os distritos de Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda e Castelo Branco, que estavam em alerta laranja, passam para o vermelho — o mais intenso da escala.
Nuno Moreira indicou, ainda, que vigora um aviso vermelho a partir do final da noite deste sábado e até à madrugada de domingo por previsão de forte agitação marítima e possibilidade de galgamentos costeiros, com uma altura significativa das ondas superior a sete metros, “com picos que podem chegar aos 14 metros”. Em relação à previsão de precipitação, Nuno Moreira disse que há ainda “alguma incerteza”, estando emitido um aviso amarelo para todo o continente, que nos distritos de Leiria, Coimbra e Aveiro atingirá mesmo o nível laranja, mas antevê, com base nos dados disponíveis até ao final da manhã, que este “não será o parâmetro mais crítico” da passagem do Leslie por Portugal.
Fonte: ANPC, via OBSR

Sem comentários: