quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Esta É A Frase

«A forma de vida em esforço que se impôs nesta nossa era está fundamentalmente errada e se não for mudada, e nos conformarmos ao ressentimento de a suportar, é bom que nos preparemos para a corrosão dos valores da democracia, da autonomia e da emancipação.»
O populismo é habitualmente apresentado na esfera pública, nos mass media mais institucionais, até no centro de gravidade das instituições políticas liberais e representativas, como uma patologia da democracia. Alavancado em desinibidores como a crescente influência de social media sem um claro centro organizador da transmissão de conteúdos, com evidente benefício para a disseminação de fake news, “populismo” nomeia e circunscreve o essencial do que é a crise da democracia representativa, submetida a uma espargata incessante de polarizações sem mediação possível.

Pois bem, neste texto experimenta-se outra perspectiva: o populismo como aspecto político do problema do mundo social na era da globalização e da aceleração. Ou seja, o problema é muito mais amplo e, muito provavelmente, o populismo é só a ponta de um iceberg.(continuar a ler)

Enquanto ainda nos for permitido o tempo para pensar e não apenas reagir e consumir, por esta ordem ou a inversa, não será abusivo concluir que está tudo ligado.

A forma de vida em esforço que se impôs nesta nossa era está fundamentalmente errada e se não for mudada, e nos conformarmos ao ressentimento de a suportar, é bom que nos preparemos para a corrosão dos valores da democracia, da autonomia e da emancipação.
André Barata, JE

Sem comentários: