quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Uma Galáxia “bebé” Distante, Em Formação, Mas Parecida Com A “Madura” E Próxima Via Láctea

Via Láctea
A galáxia SPT0418-47, apesar de não ter a forma de uma espiral como a Via Láctea, tem duas características que são comuns a ambas: um disco em rotação e um bojo.

A grande surpresa foi descobrir que esta galáxia é, de facto, muito semelhante a galáxias próximas, contrariamente a todas as expectativas baseadas em modelos e observações anteriores menos detalhados”, afirma, citado pelo OES, um dos coautores do trabalho, Fillippo Fraternali, do Instituto Astronómico Kapteyn, da Universidade de Groningen, na Holanda.

Esta descoberta inesperada sugere que o Universo primordial pode não ser tão caótico como se pensava, levantando muitas questões sobre como é que uma galáxia tão bem ordenada se pode ter formado tão cedo após o Big Bang”, realça o OES, organização astronómica da qual Portugal faz parte.

Os astrónomos esperam que estudos futuros possam clarificar quão típicas são estas galáxias “bebés”, e se são todas menos instáveis do que o previsto, e, assim, compreender melhor como as galáxias evoluíram. (saber mais aqui)

Sem comentários: