terça-feira, 8 de agosto de 2023

A Frase (166)

 Agora, mais uma vez atrás dos subsídios do Estado e da União Europeia, estamos a trocar pastagens, bosques, florestas e até os sagrados montados de sobro por painéis solares, como acontece em grandes áreas verdes do Ribatejo, Alentejo e Algarve.     (José Conde Rodrigues, Expresso)

Ou seja, trocamos terra arável, plantas, que produzem oxigénio e reduzem o aquecimento do planeta, por ferro, alumínio e plásticos. E o mais grave é que isso seja levado a cabo com a autorização de um Governo que se diz amigo do ambiente e quando sabemos que para produzir eletricidade pela via solar, com algum impacto no consumo do país, teríamos de cobrir de painéis todo o território nacional.

Obviamente que o nosso país não deve ficar atrás na proteção do meio ambiente, na defesa de um clima mais estável, na garantia de um planeta onde continue a existir a natural biodiversidade e tal desiderato implica o uso de energias renováveis, cada vez mais limpas.

Mas...

Tal caminho não pode ser alcançado a qualquer preço como, infelizmente, parece estar a acontecer por todo lado, no que diz respeito aos painéis fotovoltaicos. Será fundamental que, também neste domínio, reine o bom senso e o gradualismo procurando garantir o justo equilíbrio entre o Homem e a Natureza.

Sem comentários: