sábado, 30 de setembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde


A Frase (210)

Os dirigentes europeus têm o hábito de desvalorizar os problemas. É o que eles entendem por acalmar os espíritos. Mas esta maneira olímpica de considerar que graves são os problemas a longo prazo, como as alterações climáticas, para os quais tudo é urgente e nada imediato, pode levar facilmente ao desastre.   (António Barreto, Público, via Jacarandá)

Os dirigentes europeus não conseguem encontrar o seu caminho. A resposta não é “mais burocracia europeia”, “mais fundos de coesão”, “mais indemnizações e subsídios” … Já se percebeu que esses argumentos, válidos durante décadas, não valem o que valiam. Parece evidente que só respostas que preservem o espírito nacional e as tradições culturais, em combinação com a ideia europeia, terão o condão de interessar aos eleitorados descrentes.

Faz parte da ortodoxia considerar que o patriotismo é bom e o nacionalismo mau. O primeiro significaria amor à pátria e à comunidade, assim como solidariedade para com os seus iguais. Enquanto o nacionalismo, tendo o mesmo ponto de partida, a nação, significaria o sentimento de superioridade de uma comunidade de cultura e etnia, com exclusão de outras.

Uma Mentira

 
Uma mentira baralha tudo aquilo em que toca, desequilibra o mundo. É por isso que uma mentira precisa sempre de mentiras novas para se suster. O mundo não lhe dá cobertura. Para alcançar coerência, cada mentira requer a criação apressada de um mundo de mentira que a suporte. 

É assim que a mentira vai avançando pela verdade adentro, como uma toupeira cega a abrir túneis e câmaras no interior da terra. Quando se abre a boca para libertar uma mentira, a primeira, filha de nada que a justifique, nunca se consegue ter noção completa de onde chegará. Nesse momento, na inocência aparente, com voz de gatinho acabado de nascer, está a soltar-se um predador voraz, não há fronteiras marcadas para a sua fome. 
Uma mentira pode construir edifícios imensos, levantar cidades; uma mentira pode colocar em movimento milhares de pessoas, pode dar propósito a multidões incalculáveis, cada pontinho a ser uma cabeça com história; uma só mentira pode manter em cativeiro gerações inteiras de pessoas que ainda não nasceram, netos que os avós não são capazes de imaginar, ignorantes da mentira original que os domina.

(José Luís Peixoto)

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde

Saiba Como Vai Este País

Costa trai a TAP para se livrar de uma chatice - Uma newsletter de Ana Sá Lopes em que a política vai a despacho.

Foi uma semana tão estranha, tão estranha, que até pareceu que o PSD não ganhou as eleições na Madeira com 43% dos votos. (Ana Sá Lopes, Público)

A Frase (209)

Assistimos a uma permanente desvalorização da causa pública, através dos mais absurdos exemplos de falta de respeito pela cultura, pelo património e pela qualidade de vida que se tem neste nosso país. (Bruno Bobone, DN)

Em prole da ideologia, estamos a retirar o respeito, o cuidado, a própria democracia e a liberdade aos que fazem parte dessa maioria tolerante, que aos poucos vão esquecendo a sua tolerância pela invasão que sentem na sua maneira de viver, pela falta de respeito pelas suas convicções e pela perda da qualidade de vida que estavam a conseguir criar e que desvanece à sua frente.

O que vejo hoje é já um caminho de perda em relação ao que tínhamos construído.É um momento que ainda permite acreditar num retorno ao caminho, mas em que é fundamental começar já a recuperar a essência do que foi a sociedade da democracia e da liberdade.

Perseverança

 
Não digas que o trabalho é desperdiçado,
Nem que o esforço falha ou parece, no fundo;
Não digas que aquele ao dever curvado
É um entre os tantos sonhos do mundo.

Pois não é em vão que em golpes seguidos,
Com pressa medida, em fragor crescente,
O mar actua nos rochedos batidos
E invade a praia, ruidosamente.

É certo que enfrentam suas investidas,
Do seu bater forte parecem troçar,
Esmagam com força as vagas erguidas
E em espuma fazem as ondas rasgar.

Mas ele bate e bate com força
Em dias, semanas, em meses e anos,
Até que apareça mossa sobre mossa
Que mostre seus gastos, pacientes ganhos.

E os anos passam, as gerações vão,
E menores se quedam as rochas cavadas;
Mas ele, com lenta e firme precisão,
Baterá na terra suas altas vagas.

Certo como o sol e despercebido
Como duma árvore é o seu crescer,
Trabalha, trabalha sem ser iludido
P'la tenaz imagem que se pode ver.

E quando o seu fim de todo obtém,
Em sonoro embate, p'ra fender, se lança,
Seu poder imenso ainda mantém
E, inda mais além, nas águas avança.

(Alexander Search, Heterónimo de Fernando Pessoa)

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde


A Frase (208)

A corrupção é um mundo - O retrato que temos é o da máquina do Estado como um continente opaco em que uma certa classe de gente troca favores, se protege e participa em esquemas de corrupção.        (David Pontes, Público)

É difícil não estarrecer perante a radiografia de desfaçatez que é a leitura das escutas do caso Tempestade Perfeita que ontem publicámos. Mais do que a ambição pessoal de terem uma “vida boa”, o que o trabalho da Judiciária nos mostra é que há altos quadros que encaram com surpreendente facilidade a capacidade de o aparelho de Estado acolher as suas estratégias de rapina.

Folhas ...


Era uma folha pousada
no cotovelo do vento;
e pairava, deslumbrada,
entre morte e movimento.

Era uma folha: lembrava,
de tão frágil, o momento
em que a vida ficava
escrava do teu juramento.

Era uma folha: mais nada.
Antes fosse esquecimento!

(David Mourão-Ferreira)

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde



A Frase (207)

Será que a opção política que resta aos portugueses é entre um Primeiro-Ministro “orador motivacional” e a “toxicidade histérica” do Chega? (Carlos Marques de Almeida, ECO)

O Chega grita, discursa, insulta, provoca, pratica acrobacias mortais no trapézio voador. Mas o Governo só consegue ver a garantia do poder socialista perante o delírio da direita resignada. O Governo comporta-se como o “dono do regime” e imagina Portugal transformado no Partido Revolucionário Institucional.

 Nesta parte do enredo nacional tem de entrar o PSD. O PSD no seu estado actual é a sombra de um fantasma que não se lembra do que é estar politicamente vivo. Olhar para a performance política do Grupo Parlamentar é causa para vergonha alheia. Só que a vergonha tem resultado no estado do país e no comportamento do Governo. Queira ou não queira, o PSD é o grande partido da direita portuguesa. O Chega apenas ocupa o espaço que o PSD deixa vazio por indecência, má figura, falta de ideias, erros de casting. Os fenómenos populistas não são um exclusivo nacional. (ler texto completo)

É Curioso Como Não Sei Dizer Quem Sou ...

 
É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer.
Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo
o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo.

(Clarice Lispector, Perto do coração selvagem. 9 ed.)

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde


A Frase (206)

O PS sofreu uma pesada derrota que a birra de Albuquerque mitigou. (Eduardo Dâmaso,CM)

O PS sofreu uma pesada derrota, dando o maior contributo para o salto do Chega dos 600 para os 12 mil votos. Por fim, sujeitou Luís Montenegro a um penoso exercício de justificação do falhanço da maioria absoluta, quando se preparava para celebrar o início de uma vaga de fundo que o levaria a São Bento. Por fim, a arrogância de Albuquerque escondeu outra maior, a de António Costa e do PS nacional, que se evaporaram da noite eleitoral e mandaram, não uma figura secundária, mas uma inexistência absoluta comentar o resultado. 

Do Saber ...

 
Não existe ocupação tão agradável como o saber; o saber é o meio de nos dar a conhecer, 
ainda neste mundo, o infinito da matéria, a imensa grandeza da Natureza, 
os céus, as terras e os mares.O saber ensinou-nos a piedade, a moderação, 
a grandeza do coração; tira-nos as nossas almas das trevas e mostra-nos todas as coisas, 
o alto e o baixo, o primeiro, o último e tudo aquilo que se encontra no meio; 
o saber dá-nos os meios de viver bem e felizmente; 
ensina-nos a passar as nossas vidas sem descontentamento e sem vexames.

(Cícero,de 'Disputas Tusculanas')

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (205)

Sánchez e António Costa: a síndrome do Rei-sol -  Como o processo em curso para a formação do novo Governo espanhol deixa claro, Sánchez capturou o partido e só dá ouvidos a quem serve de caixa de ressonância das suas ideias.  (José Pinto, OBSR)

À primeira vista, a democracia representativa representa uma realidade perfeitamente incompatível com a situação política e social vivida durante o Antigo Regime. No entanto, a práxis de alguns governantes democraticamente eleitos parece evidenciar resquícios da época em que o absolutismo ditava a lei. 

O Governo ...

 
“O governo não é uma razão, também não é eloquência, é força.
Opera como o fogo; é um servente perigoso e um amo temível; em nenhum momento 
se deve permitir que mãos irresponsáveis o controlem.”

(George Washington)

domingo, 24 de setembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde