Não podemos continuar a ignorar o declínio acentuado no desempenho dos alunos, um retrocesso que nos conduziu a patamares preocupantes de aprendizagem.
É crucial redefinir o paradigma educacional no nosso país. Devemos recentrar o pensamento e ir buscar inspiração nos fundamentos clássicos da educação, defendendo o rigor, a exigência e a disciplina como alicerces primordiais do sistema educativo. Acredito que o abandonar desses valores tradicionais, que moldaram as sociedades e foram negligenciados em prol de conceitos modernos, ao invés de elevar, tenham contribuído de forma decisiva para este declínio.
Nesse sentido, se quisermos regressar a patamares de aprendizagem que nos orgulhem, é fundamental que retornemos ao cerne da educação: o conhecimento. A escola deve ser um espaço onde o saber é transmitido e avaliado de forma eficaz. Termos abandonado este propósito tem-nos trazido maus resultados. (...)
É crucial redefinir o paradigma educacional no nosso país. Devemos recentrar o pensamento e ir buscar inspiração nos fundamentos clássicos da educação, defendendo o rigor, a exigência e a disciplina como alicerces primordiais do sistema educativo. Acredito que o abandonar desses valores tradicionais, que moldaram as sociedades e foram negligenciados em prol de conceitos modernos, ao invés de elevar, tenham contribuído de forma decisiva para este declínio.
Nesse sentido, se quisermos regressar a patamares de aprendizagem que nos orgulhem, é fundamental que retornemos ao cerne da educação: o conhecimento. A escola deve ser um espaço onde o saber é transmitido e avaliado de forma eficaz. Termos abandonado este propósito tem-nos trazido maus resultados. (...)
Sem comentários:
Enviar um comentário