domingo, 22 de setembro de 2024

Equipa Portuguesa Confirma Potencial Terapêutico De Composto Químico Para A Doença De Alzheimer

  

 Uma equipa científica liderada pela investigadora portuguesa Maria José Diógenes confirmou em experiências com ratinhos o potencial terapêutico de um novo composto químico contra a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência que afecta a memória e a linguaguagem.

“Este composto é totalmente inovador, pois tem um mecanismo de acção completamente diferente de outros compostos e medicamentos estudados para a doença de Alzheimer”, sustentou à agência Lusa Maria José Diógenes, neurofarmacologista do Instituto de Farmacologia e Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Testado em ratinhos que mimetizavam a doença de Alzheimer, o composto de aminoácidos que o grupo de investigação criou em laboratório e designou de TAT-TrkB “preveniu a perda de memória e aprendizagem sem demonstração de efeitos secundários”.

O trabalho de investigação, descrito num artigo publicado recentemente na revista da especialidade Molecular Therapy e assinado por uma equipa internacional de cientistas, tinha sido distinguido em 2021 pela Misericórdia de Lisboa com um dos Prémios Santa Casa de Neurociências.

(Ler texto completo Lusa, via Público)

Nota: Parabéns Maria José Diógenes extensivel a toda a equipe pelo sucesso alcansado fruto de muito trabalho, entusiasmo e competência.

Sem comentários: