Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Um Mercado Regulado Em Excesso É Um Mercado Congelado

 E, o que é que a esquerda ainda não percebeu ?

Perante o programa de Governo, a esquerda revela a sua já habitual dificuldade em compreender a escolha, o simples ato de dar ao cidadão a liberdade de decidir. 

Num mercado já profundamente regulado, onde o despedimento é praticamente impossível, qualquer tentativa de flexibilização para lhe dar vitalidade é encarada como um ataque aos mais fundamentais direitos humanos. Não é. Não é, até porque noutros países, tão ou mais democráticos do que nós, há mercados mais livres que o nosso. A esquerda mantém este paternalismo económico, continua a arrogar-se de ser capaz de decidir melhor que cada pessoa, limitando a liberdade de ação económica individual. Talvez os eleitores já tenham percebido que não tem funcionado.

Um mercado regulado em excesso é um mercado congelado, é um mercado incapaz de cumprir as suas funções de equilíbrio descentralizado, não perfeito, não ótimo, mas mais competente que qualquer solução arbitrária que consigamos discernir. 

Ninguém pede que se acabe com o estado social, apenas que se dê liberdade às empresas e aos trabalhadores de encontrarem novas soluções, de se adaptarem a realidades laborais e tecnológicas cada vez mais imprevisíveis. Mais uma vez, um mercado sem liberdade lesa todas as partes, gerando salários gerais mais baixos, alocações de recursos ineficientes e, em última instância, prejudica o desenvolvimento e o incentivo à própria inovação.                         João Paulo Soares, ECO  (texto na íntegra)

Sem comentários: